Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como o Peru enfrenta o surto da Síndrome de Guillain-Barré?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Julho de 2023 às 10h18

Link copiado!

Halfpoint/Envato
Halfpoint/Envato

Neste momento, o Peru registra um surto de casos da Síndrome de Guillain-Barré (SGB). É um tipo de distúrbio autoimune, em que o sistema imunológico passa a atacar o sistema nervoso do indivíduo, e pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo infecções. No momento, o país da América Latina ainda não identificou a origem da onda de casos.

Diante do atual cenário de surto, o Ministério da Saúde do Peru declarou estado de emergência sanitária nacional por 90 dias. Segundo o ministro da Saúde, César Vásquez, a medida extrema busca controlar a onda de casos da Síndrome de Guillain-Barré.

Desde o começo do ano, foram registrados oficialmente 182 casos da Síndrome de Guillain-Barré, sendo que, no momento, 31 pacientes estão internados. Do total de indivíduos, quatro faleceram em decorrência do distúrbio autoimune.

Continua após a publicidade

Como o Peru enfrenta o surto de Guillain-Barré?

Antes do atual surto, o ministro Vásquez explica que casos da síndrome Guillain-Barré são confirmados todos os anos, “mas houve um aumento significativo nas últimas semanas que nos obriga a tomar medidas como Estado para proteger a saúde e a vida da população”.

Com a declaração do estado de emergência, a pasta poderá adquirir mais insumos e medicamentos para o tratamento no sistema público de saúde, impulsionando a adoção da terapia com imunoglobulina intravenosa e da plasmaférese. A redistribuição será feita conforme a necessidade das regiões mais afetadas.

Continua após a publicidade

Cabe destacar que um dos principais tratamentos é justamente a substituição do plasma do sangue, que é feita pelo equipamento plasmaférese. Com a troca do sangue, são eliminados os autoanticorpos (que atacam os nervos saudáveis) e um plasma “limpo” é injetado de volta no corpo do paciente.

“Como Ministério da Saúde, estamos assumindo a liderança que nos cabe. Estamos sentados com as autoridades regionais para ver a execução orçamentária, porque os pacientes devem ter seu tratamento adequado”, reforçou Vásquez.

Entenda o que é a Síndrome Guillain-Barré e os sintomas

Vale explicar que, como a síndrome é provocada por uma inflamação grave nos nervos, um dos primeiros indicadores é a dormência ou ainda sensação de queimação nas extremidades dos membros inferiores, como pernas e pés. Em um segundo momento, a sensação se expande para as mãos e os braços (membros superiores). Dores na lombar, pescoço e cabeça também podem ser relatadas. Em casos graves, os pacientes podem evoluir para paralisia, como a paralisia flácida.

Continua após a publicidade

Até o momento, as autoridades de saúde do Peru ainda não descobriram a origem da onda de casos da Síndrome Guillain-Barré. Por exemplo, infecções bacterianas ou virais podem ser as responsáveis pelos casos que demandam hospitalização e que podem ser mortais, especialmente quando afetam os músculos respiratórios.

Fonte: Governo do Peru