Como as células cerebrais se desenvolvem? A ciência já tem a resposta
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Em estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores da New York University relataram a descoberta de fatores responsáveis pelo desenvolvimento de células cerebrais no sistema visual e até a ordem em que os neurônios evoluem.
- Neurônios específicos acendem no seu cérebro quando você ouve alguém cantar
- 10 mistérios do cérebro que ainda intrigam a ciência
Na prática, essas células nervosas diferem em sua forma, função e conectividade com outros neurônios para formar redes neurais. Anteriormente, cientistas já tinham identificado muitos tipos de neurônios, mas como essa complexidade surge durante o desenvolvimento do cérebro ainda é uma questão a ser descoberta pouco a pouco pelas pesquisas.
Nesse trabalho, especificamente, os pesquisadores analisaram os cérebros da mosca-da-fruta (Drosophila) por meio de sequenciamento de mRNA de mais de 50 mil células. A partir de um olhar concentrado nas células-tronco neurais, a equipe identificou o conjunto completo de moléculas responsáveis por regular a expressão de genes específicos em cada padrão temporal (mecanismo pelo qual as células-tronco produzem neurônios ao longo do tempo).
Pesquisas anteriores já identificaram essas moléculas no sistema visual, mas o estudo em questão conseguiu chegar a um número relevante o suficiente de moléculas para poder especificar todos os tipos de neurônios nessa região do cérebro, além das interações genéticas que permitem o progresso desse padrão temporal.
A equipe ainda examinou os primeiros passos no processo de amadurecimento das células-tronco em neurônios, e descobriram que o processo de diferenciação para neurônios de moscas e neurônios humanos era notavelmente semelhante. Assim, a conclusão do artigo é que entender os mecanismos de desenvolvimento de neurônios em moscas pode esclarecer o processo equivalente em humanos.