Vacina da Pfizer é eficaz em crianças com menos de 5 anos, afirma FDA

Vacina da Pfizer é eficaz em crianças com menos de 5 anos, afirma FDA

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Junho de 2022 às 14h35
Prostock-studio/Envato

A agência Food and Drug Administration (FDA) anunciou, no domingo (12), que três doses da vacina da Pfizer são seguras e eficazes na prevenção da covid-19 em crianças com menos de 5 anos Durante a análise, também foram observados o nível de anticorpos neutralizantes produzidos pelo imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2.

No estudo apresentado para a FDA, estavam inscritas 1.415 crianças, com menos de 5 anos, que receberam as três doses da vacina. Efeitos adversos graves da vacinação não foram relatados. Apesar das análises, a vacina ainda deve passar por outras agências dos EUA até ser, de fato, autorizada para o último grupo que ainda não é elegível para a vacinação contra a covid-19.

FDA afrima que vacina da Pfizer é segura e eficaz em crianças com menos de 5 anos (Imagem: Oneinchpunchphotos/Envato)

Vale lembrar que a versão pediátrica do imunizante é menos concentrada. A dosagem na vacina pediátrica é de 10 μg, em vez dos 30 μg utilizado em adolescentes (mais de 12 anos) e adultos. Em outras palavras, cada dose é um terço menor.

Proteção da vacina da Pfizer

Os dados de ensaio clínico da vacina da Pfizer apontam que as taxas de hospitalização e morte por covid-19 entre crianças menores de 5 anos — não vacinadas — foram maiores do que entre as de 5 a 17 anos, “ressaltando o benefício de uma vacina covid-19 eficaz nessa faixa etária”, segundo a FDA.

Além disso, a agência norte-americana observou que, entre crianças com mais de 5 anos, as vacinas ajudaram a prevenir hospitalizações e outros desfechos graves, quando a variante Ômicron se tornou perdominante nos EUA.

“Dada a incerteza da pandemia da covid-19 e a probabilidade de transmissão contínua de SARS-CoV-2 durante os próximos meses, a implantação da vacina para uso em crianças de 6 meses a 4 anos, provavelmente, terá um efeito benéfico contra a covid-19”, afirmou o FDA.

Vacina será aplicada nas crianças com menos de 5 anos?

Na próxima quarta-feira (15), os membros da FDA devem se reunir com especialistas externos para definir a vacinação contra a covid-19 em crianças, com menos de 5 anos, nos EUA. Em seguida, o tema deve ser discutido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Caso aprovada, a decisão pode autorizar o uso da fórmula da Pfizer e também a da Moderna.

Isso porque, na última sexta-feira (10), a FDA afirmou que o imunizante da Moderna para crianças menores de 6 anos também foi eficaz na prevenção de infecções sintomáticas do coronavírus, sem causar efeitos adversos graves, durante os estudos clínicos.

Fonte: FDA e NYT  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.