Comitê do Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Réveillon e carnaval
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda que os estados não realizem as festas de Réveillon e carnaval, diante dos potenciais riscos da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2. A prefeitura de Salvador já confirmou o cancelamento da festa da virada.
- Ômicron não consegue escapar totalmente da vacina, aponta estudo preliminar
- CoronaVac pode ser atualizada para combater variante Ômicron
Além do cancelamento das festas "que possam gerar aglomerações", o Comitê defende manutenção de medidas sanitárias contra a covid-19, como uso de máscaras e "a exigência do passaporte de vacina para entrada em cinemas, teatros e estádios de futebol", por exemplo.
Em paralelo, é preciso manter o ritmo da vacinação local contra a covid-19 e, quando possível, intensificá-lo. Como exemplo de atuação, o Comitê incentiva "fazer a aplicação da vacina nas escolas, para atingir a maior cobertura de vacinação com a primeira e a segunda dose nos adolescentes".
Sobre as vacinas, os cientistas do Comitê defendem a necessidade de "identificar todas as possíveis barreiras que vêm dificultando a expansão da cobertura vacinal na população (operacionais, hesitação vacinal, etc.) e implementar os mecanismos para superá-las". Afinal, imunizantes contra a covid-19 podem salvar vidas.
Quanto ao Réveillon, as principais capitais do Nordeste já estão aderindo a essa recomendação para impedir que, eventualmente, surja uma nova onda da covid-19. Fora da região, São Paulo e Rio de Janeiro também anunciaram que as festas programadas para a virada serão canceladas.
Fonte: Consórcio Nordeste