Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas induzem camundongos à ansiedade com estímulos cardíacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Março de 2023 às 14h11

Link copiado!

uladzimirz/envato
uladzimirz/envato

Já se tem conhecimento de que o estresse e a ansiedade podem fazer o coração disparar. No entanto, o procedimento inverso também é possível: em artigo publicado no último dia 9 na Nature, pesquisadores conseguiram induzir camundongos à ansiedade só de estimular o coração para que batesse mais rápido.

Saber que um coração acelerado é capaz de despertar a ansiedade pode oferecer um novo ângulo para estudar e, potencialmente, tratar esse transtorno.

No novo estudo, os pesquisadores usaram uma luz presa a um colete sobre o coração de um camundongo geneticamente modificado para alterar a frequência cardíaca do animal. Quando a luz estava apagada, o coração batia a cerca de 600 batimentos por minuto, mas quando acesa, piscava a 900 batimentos por minuto, e o coração seguia o exemplo.

Continua após a publicidade

O artigo aponta que, quando os camundongos sentiram o coração disparar, exibiram um comportamento semelhante à ansiedade. Os pesquisadores também examinaram os cérebros dos animais para encontrar áreas que processem o aumento da frequência cardíaca. Um dos maiores sinais veio de uma região chamada ínsula posterior.

Ao reduzir a atividade na ínsula posterior, a equipe notou que os comportamentos de ansiedade dos camundongos diminuíram. O coração dos animais ainda disparava, mas eles se comportavam normalmente. Em comunicado, a equipe aponta que o próximo passo envolve observar outras partes do corpo que podem afetar a ansiedade.

Recentemente, outros pesquisadores desenvolveram um exame de sangue capaz de diagnosticar a ansiedade. Na prática, o teste analisa biomarcadores de RNA específicos da condição nas amostras.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature via ScienceNews