Cientistas estudam mecânica dos fluidos para descobrir como o câncer se espalha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Setembro de 2022 às 18h15

Spectral/Envato

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do câncer ao estudar o movimento das células pelos tecidos do corpo: a movimentação celular é um campo de estudos já almejado pela ciência, já que nos ajuda a entender a comunicação, organização e adaptação celular pelos caminhos bioquímicos do organismo humano. O espalhamento de doenças como o câncer pode ser explicado por alguns desses processos.

Feita por acadêmicos da Universidade de Yale, a investigação tomou como base as leis da física e o comportamento da água, mais especificamente a presente em diminutas gotas do líquido. Ao invés de observar como cada célula age individualmente, o foco da análise mirou em como os movimentos celulares são influenciados pelas propriedades dos tecidos onde se encontram.

Como o câncer se movimenta?

Nos primeiros experimentos, técnicas mecânicas foram empregadas para medir a tensão superficial de um aglomerado simples, uma "bola" de tecido celular, que mostrou ter uma termodinâmica semelhante à de uma gota d'água, mas com algumas diferenças notáveis. Na água, a tensão superficial é constante e não muda com o tamanho da gota. Com células cancerosas, a tensão dependia do tamanho: quanto menor o tecido, maior a tensão superficial e a pressão em seu interior.

Na fase seguinte, foi aplicado um gradiente de tensão superficial para mostrar que as células do tecido se moviam coletiva e rapidamente, assim como a superfície da água age quando jogamos detergente sobre ela. Chamado de feito Marangoni, esse fenômeno dá as caras quando as forças da superfície de um tecido fazem com que as células em seu interior se movam.

Os cientistas, finalmente, posicionaram o tecido em uma superfície, imitando as condições nas quais um tumor cresce e se espalha. As células emergiram da bola de tecido como gotas d'água molhando uma superfície receptiva, ou hidrofílica. Em alguns casos, esse espalhamento aumentou a pressão interna do tecido e ajudou a empurrar as células para fora.

Segundo os pesquisadores, os achados nos ajudam a entender como as células migram dentro do corpo, e como a tensão superficial acaba ajudando no movimento celular. Substâncias que fluem, segundo eles, são comumente imaginadas como um gradiente de pressão. O estudo mostrou que as propriedades principais dos tecidos, incluindo a tensão superficial e a pressão, importam na hora das células migrarem a partir de um tumor.

Fonte: P.R. Fluids, P. R. Letters, P. R. X