Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo tratamento previne câncer ao colocar células tumorais "para dormir"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Novembro de 2021 às 19h10

Link copiado!

National Cancer Institute/Unsplash
National Cancer Institute/Unsplash

A ciência vem se mostrando bem concentrada em prevenir metástases de câncer (células cancerígenas que se soltam do tumor original, viajam para outras partes do corpo e formam novos tumores), como já relatamos em um estudo que descobriu como manter essas células cancerígenas adormecidas. Nesta terça (23), um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine apresenta uma abordagem de proposta semelhante, prevenindo o crescimento de tumores.

No novo estudo da Rockefeller University (EUA), os pesquisadores conseguiram forçar as células a um estado dormente, no qual são incapazes de proliferar. O estudo mencionou uma droga chamada C26, que ativa a proteína NR2F1, responsável por controlar a capacidade das células permanecerem dormentes. Basicamente, o tratamento com C26 aumentou os níveis de NR2F1 e interrompeu a proliferação celular.

Os pesquisadores testaram a C26 em camundongos, e apontaram que inicialmente o tratamento reduziu o tamanho dos tumores primários, e as próximas doses bloquearam completamente o crescimento tumoral. Os roedores continham apenas algumas células cancerígenas (incapazes de proliferar mesmo após a interrupção do tratamento). Segundo a equipe, os medicamentos que ativam o NR2F1 podem ser particularmente úteis no combate ao câncer de mama, por exemplo, considerado um dos 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil.

Continua após a publicidade

“No geral, o estudo revela uma estratégia projetada para explorar a dormência ativada por NR2F1 como uma opção terapêutica para prevenir a metástase”, apontam os pesquisadores.

Fonte: Journal of Experimental Medicine