Publicidade

Cientistas trazem avanço no tratamento de imunoterapia contra o câncer

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Agosto de 2022 às 08h30

Link copiado!

Spectral/Envato
Spectral/Envato

Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) fizeram um avanço no tratamento do câncer por meio de imunoterapia, com a identificação de um receptor hormonal específico como alvo potencial.

De acordo com um artigo publicado na revista Science na última quinta-feira (4), o receptor de melanocortina-5 (MC5R) atua com o hormônio estimulante de alfa-melanócitos (α-MSH), produzido pela hipófise, que possui atividade anti-inflamatória e imunomoduladora e promove o crescimento de tumores.

Segundo o estudo, o aumento dos níveis do hormônio α-MSH pode levar ao crescimento de tumores no corpo humano e consequentemente promover o acúmulo de células mieloides — que incluem vários dos leucócitos do sangue, assim como as células que se distribuem pelos tecidos e linfócitos — e a supressão imunológica por meio do seu receptor MC5R.

Continua após a publicidade

A descoberta foi feita durante uma pesquisa voltada para explorar o papel do eixo hipotalâmico-hipófisário — responsável pela integração dos sistemas nervoso e endócrino no corpo humano — na imunidade tumoral.

Após os cientistas examinarem os níveis dos diversos hormônios nos organismos de ratos com tumores, eles constataram que os roedores apresentavam um nível significamente maior do hormônio α-MSH. Dessa forma, o MC5R foi identificado como um possível alvo no tratamento de imunoterapia, por ser uma forma de interromper a produção do α-MSH.

Estudos anteriores da Universidade também constataram que pacientes que sofrem de depressão e estresse crônico apresentam um desenvolvimento mais acelerado de tumores, além de uma resposta menos eficaz a tratamentos de imunoterapia contra o câncer. Isso mostra que o sistema nervoso e a mediação das reações e das doenças são fundamentais para o tratamento de tumores e a manutenção do sistema imunológico.

Continua após a publicidade

Fonte: Xinhua