Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Causa da resistência antimicrobiana é uma "armadura" de proteínas; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Março de 2022 às 13h30

Link copiado!

Gerd Altmann / Pixabay
Gerd Altmann / Pixabay

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications na última sexta-feira (25) apontou uma das causas da resistência antimicrobiana: uma espéice de "armadura" feita de proteínas. Na ocasião, os pesquisadores da Newcastle University (Reino Unido) analisaram a bactéria Clostridium difficile, muito resistente aos antibióticos.

Segundo o artigo, essa armadura de proteínas conta com aberturas muito estreitas que impedem a entrada de antibióticos na célula, mas pequenas moléculas e íons conseguem penetrar essas pequenas fendas.

A Clostridium difficile é capaz de liberar toxinas prejudiciais ao intestino, e por conta de sua resistência aos tratamentos, novos métodos são necessários. Com as descobertas, os pesquisadores sugerem que uma forma de combater a bactéria é segmentando regiões específicas dessa camada protetora.

Continua após a publicidade

A resistência microbiana tem sido uma preocupação crescente, principalmente com a ascensão da pandemia. Entre janeiro a outubro do ano passado, a Fiocruz identificou mais 3,7 mil amostras de bactérias resistentes a antibióticos. Ironicamente, uma das justificativas para as bactérias resistentes se tornarem mais comuns está no uso excessivo de antibióticos, o que vem acompanhando o cenário da pandemia.

Segundo um estudo conduzido pela PUCPR, as internações por covid-19 favoreceram o aumento na incidência de bactérias multirresistentes, o que acende um alerta aos programas de controle de infecção hospitalar e de gerenciamento do uso de antimicrobianos em instituições de saúde.

Fonte: Nature Communications