Publicidade

Butantan entrega 1º lote da vacina contra a cepa Darwin da gripe

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

O Instituto Butantan entregou, nesta sexta-feira (25), o primeiro lote de vacinas contra gripe, que protegem também contra a cepa H3N2 (Darwin). Esta foi responsável por surtos fora de época no final do ano passado e provocou uma corrida por testes da covid-19 pela confusão de sintomas. A cepa não foi incluída na versão anterior do imunizante contra influenza.

Por causa dos surtos, o Butantan antecipou as entregas. "Essa é a maior antecipação da história das campanhas contra a gripe do país", afirmou o instituto em nota. As primeiras 2 milhões de doses já foram enviadas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e devem ser distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale explicar que a vacina contra a gripe do Butantan é trivalente, ou seja, protege contra três cepas da gripe. A nova formulação é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.

Quantas doses da vacina da gripe o Butantan vai entregar?

No total, o Butantan espera entregar 80 milhões de doses para a campanha de vacinação contra gripe até abril, somando o primeiro lote de 2 milhões de doses.

“A vacina é 100% nacional, feita totalmente aqui no Butantan. Como isso, temos capacidade de fazer duas grandes entregas, 40 milhões no fim de março e os outros 40 até final de abril, mas estamos trabalhando para antecipar isso também”, explicou Douglas Gonçalves de Macedo, gerente de produção da vacina da influenza do Butantan.

Antecipação da vacina contra a Darwin

Fora os casos atípicos do final de 2021, a gripe é considerada uma doença é sazonal. Por isso, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos 4 principais subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano, indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso da versão do Butantan, o imunizante anual é trivalente. Isso significa que a fórmula foca a maior parte dos seus esforços de proteção naquelas cepas que circularam no hemisfério Sul.

Neste ano, o Butantan conseguiu adiantar as entregas por causa da parceria entre o instituto e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque os dados foram enviados antes que o normal e Anvisa respondeu de forma célere. O prazo oficial para entregas era apenas em março.

Continua após a publicidade

Fonte: Instituto Butantan