Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Butantan entrega 1º lote da vacina contra a cepa Darwin da gripe

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Fevereiro de 2022 às 17h00

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

O Instituto Butantan entregou, nesta sexta-feira (25), o primeiro lote de vacinas contra gripe, que protegem também contra a cepa H3N2 (Darwin). Esta foi responsável por surtos fora de época no final do ano passado e provocou uma corrida por testes da covid-19 pela confusão de sintomas. A cepa não foi incluída na versão anterior do imunizante contra influenza.

Por causa dos surtos, o Butantan antecipou as entregas. "Essa é a maior antecipação da história das campanhas contra a gripe do país", afirmou o instituto em nota. As primeiras 2 milhões de doses já foram enviadas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e devem ser distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

Vale explicar que a vacina contra a gripe do Butantan é trivalente, ou seja, protege contra três cepas da gripe. A nova formulação é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.

Quantas doses da vacina da gripe o Butantan vai entregar?

No total, o Butantan espera entregar 80 milhões de doses para a campanha de vacinação contra gripe até abril, somando o primeiro lote de 2 milhões de doses.

“A vacina é 100% nacional, feita totalmente aqui no Butantan. Como isso, temos capacidade de fazer duas grandes entregas, 40 milhões no fim de março e os outros 40 até final de abril, mas estamos trabalhando para antecipar isso também”, explicou Douglas Gonçalves de Macedo, gerente de produção da vacina da influenza do Butantan.

Continua após a publicidade

Antecipação da vacina contra a Darwin

Fora os casos atípicos do final de 2021, a gripe é considerada uma doença é sazonal. Por isso, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos 4 principais subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano, indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso da versão do Butantan, o imunizante anual é trivalente. Isso significa que a fórmula foca a maior parte dos seus esforços de proteção naquelas cepas que circularam no hemisfério Sul.

Neste ano, o Butantan conseguiu adiantar as entregas por causa da parceria entre o instituto e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque os dados foram enviados antes que o normal e Anvisa respondeu de forma célere. O prazo oficial para entregas era apenas em março.

Continua após a publicidade

Fonte: Instituto Butantan