Butantan começa a testar nova vacina contra gripe em 6 estados brasileiros

Butantan começa a testar nova vacina contra gripe em 6 estados brasileiros

Por Fidel Forato | Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2021 às 17h00
Samuel Regan-Asante/Unsplash

Na segunda-feira (10), o Instituto Butantan começou os testes de um novo estudo clínico de vacinas, mas desta vez o foco não é a COVID-19. O Butantan investiga, agora, a eficácia e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza — a gripe comum — em humanos. A pesquisa deve englobar 6,5 mil voluntários no Brasil, distribuídos por 6 estados.

O objetivo do estudo do Butantan é ampliar o número de vacinas disponíveis contra a gripe e, potencialmente, ampliar a proteção contra o agente infeccioso, principalmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. “Com os resultados que serão obtidos a partir deste estudo clínico, poderemos incluir o novo imunizante no portfólio de vacinas disponibilizadas ao Ministério da Saúde”, explicou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Butantan começa a testar nova vacina contra a gripe em brasileiros (Imagem: Reprodução/Diana Polekhina/Unsplash)

“A influenza é uma das maiores ameaças à saúde pública, não só por sua imprevisibilidade, mas por seus altos custos humanos e econômicos. A vacinação anual é a medida preventiva mais efetiva, e demonstrou segurança e eficácia em adultos, idosos, crianças, gestantes e grupos adicionais de risco”, comentou Mônica Tilli Reis Pessoa Conde, gerente de desenvolvimento clínico do Butantan.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Entenda a vacina tetravalente da gripe

Vale lembrar que a vacina contra a gripe é anual e, por isso, os grupos prioritários devem receber todos os anos uma nova dose. Esta nova dose, necessariamente, tem uma composição diferente da do ano passado. Isso porque o vírus da gripe sofre mutações e a ideia é que o imunizante proteja contra as principais cepas em circulação naquele momento.

A potencial vacina do Butantan é tetravalente, ou seja, protege contra 4 possíveis cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). Inclusive, este grau de proteção é normalmente obtido em vacinas importadas de outros países, ou seja, não são produzidas em massa no país.

Em setembro, a OMS seleciona 4 cepas do vírus influenza que deverão compor a próxima vacina, o que vale para laboratórios do mundo todo, como o do Butantan. Essa escolha é baseada na circulação do vírus registrada no ano anterior nos hemisférios Sul e Norte. No entanto, o que se utiliza, nas campanhas nacionais de vacinação no Brasil, é uma vacina trivalente inativada, porque a maior parte dessas doses são produzidas e entregues pelo Butantan.

Como participar dos testes da vacina contra a gripe do Butantan?

A pesquisa para a vacina tetravalente do Butantan busca os seguintes perfis de voluntários: crianças e adolescentes de 3 a 17 anos; adultos de 18 a 59 anos; e idosos de 60 anos ou mais. Para participar dos ensaios clínicos, basta entrar em contato com os centros de pesquisa participantes e solicitar mais informações.

Nesta semana, por exemplo, o estudo já começou em Ribeirão Preto (Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP) e em São Caetano do Sul (Universidade Municipal de SCS). Nos próximos dias, outros 9 centros de pesquisa iniciarão a sua participação. Eles estarão nas seguintes cidades: São Paulo; Serrana; São José do Rio Preto; Belo Horizonte; Porto Alegre; Pelotas; Fortaleza; Recife; e Laranjeiras (Sergipe).

Fonte: Instituto Butantan  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.