/i370623.jpeg)
Brasil tem 34 casos confirmados do novo coronavírus; cinco estão hospitalizados
Em live transmitida nas redes sociais, o Ministério da Saúde confirmou, hoje (10), mais nove casos do coronavírus SARS-CoV-19 no país. Com isso, o Brasil chega ao número total de 34 casos confirmados da COVID-19. Além disso, são monitoradas 893 suspeitas da infecção e outras 780 já foram descartadas, após os resultados dos exames clínicos.
O secretário Executivo @GabbardoJoao atualiza a situação do #coronavírus no Brasil??:
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 10, 2020
▶️34 casos confirmados
▶️5 pessoas hospitalizadas
▶️893 casos suspeitos em investigação
❌780 descartados após teste laboratorial
No mundo?, há 109.577 casos confirmados e 3.809 óbitos. pic.twitter.com/Dr37gpzXm7
Segundo os dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde para o Ministério, cinco dos 34 casos do novo coronavírus no país levaram a hospitalização dos pacientes, que estão em acompanhamento médico. Diante do aumento de infecções, a secretária de Atenção Primária substituta, Caroline Santos, afirma: “Estima-se que 90% dos casos são leves e podem ser tratados na atenção primária à saúde, nos postos de saúde, ou com orientação dos profissionais que estão lá.”
"Os postos de saúde são a porta de entrada do cidadão na rede de saúde. São as unidades que estão mais próximas de onde as pessoas moram e trabalham. São as unidades que as pessoas devem recorrer inicialmente", orienta Caroline Santos sobre os procedimentos iniciais de novas suspeitas.
As autoridades de saúde também informam que ainda não há a transmissão comunitária do SARS-CoV-19 no país, que é "a incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos", de acordo com o Ministério. Isso porque do total de casos, seis aconteceram por transmissão local, sendo cinco deles em São Paulo e um na Bahia. Já os outros 30 casos foram importados, ou seja, o portador contraiu o vírus em viagem internacional.
Distribuição por regiões brasileiras e idade

- Coronavírus em tempo real: mapa interativo mostra regiões mais afetadas do globo
- Álcool gel e lavar as mãos são mesmo eficazes no combate ao novo coronavírus?
Entre os estados, São Paulo continua a apresentar a maioria dos casos do novo vírus, somando 19 infecções do coronavírus SARS-CoV-19. Em seguida está o estado do Rio de Janeiro com oito casos da COVID-19, e o da Bahia, com dois.
Já os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal contam com um único caso do novo coronavírus, cada. Somente três estados brasileiros (Roraima, Tocantins e Amapá) não apresentam nenhuma suspeita da infecção.
Quanto a questão etária, a idade média dos infectados é de 41 anos, sendo que 14 dos casos apresentam menos de 40 anos, o que equivale a 41% dos pacientes da COVID-19 — entre esses, há uma jovem de 13 anos. Além disso, cinco pessoas (15% dos casos) têm mais de 60 anos. A variação é pequena entre sexo feminino e masculino: são 19 pacientes (56% dos casos) e 15 pacientes (44%), respectivamente.
Fonte: Ministério da Saúde
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.