Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil registra menor média móvel de mortes por covid-19 dos últimos 18 meses

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Outubro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Fusion Medical Animation/Unsplash
Fusion Medical Animation/Unsplash

Em 19 de abril de 2021, o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: eram cerca de 3 mil óbitos diários. Passados seis meses do ápice e queda expressiva nos indicadores da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, a vacinação em massa é a principal justificativa para a mudança do cenário, segundo o Ministério da Saúde. De abril para cá, a queda no número de óbitos foi de quase 90%, segundo a pasta.

Divulgado na segunda-feira (18), o boletim da Saúde mostra que a média móvel de mortes da covid-19 está em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel de óbitos é ainda menor, contabilizando 322 por dia. Ambas as medidas são as menores dos últimos 18 meses.

Continua após a publicidade

Sucesso do SUS na vacinação contra a covid

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 49,2% da população está com o esquema vacinal completo — duas doses ou imunizante de dose única —, o que equivale a 105 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19. Os dados foram divulgados na segunda-feira (18).

Além disso, o Ministério da Saúde informa que 3,6 milhões de pessoas tomaram dose de reforço, recomendada para pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos — pacientes com algum grau de comprometimento do sistema imunológico, com infecção pelo HIV e transplante de órgãos — e profissionais de saúde.

“Nós temos um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com mais de 38 mil salas de vacinação, capaz de vacinar mais de 2 milhões de brasileiros e um governo extremamente preocupado com a vida", afirmou em nota o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. "Vacina é a saída para acabar com o caráter pandêmico da doença. Só assim vamos retornar para o nosso normal”, completou.

Continua após a publicidade

Segundo Queiroga, a campanha de vacinação, de sucesso, deve se estender para 2022 com a compra antecipada de 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aprovadas no país. A expectativa é que o país avence na aplicação de doses de reforço e na vacinação da população pediátrica. Além disso, estudos sobre as terceiras doses para toda a população devem ser continuados.

Fonte: Agência Brasil, Conass e G1