Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pelo menos 8 estados do BR devem imunizar todos os adultos até o final do ano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2021 às 11h20

Link copiado!

_Tempus_/Envato Elements
_Tempus_/Envato Elements

Em janeiro deste ano, a campanha de vacinação contra a covid-19 começou em todo o país. Passados 10 meses, os estados brasileiros avançaram, de forma significativa, nas imunizações e têm planos ambiciosos para o final do ano. Pelo menos oito estados, como São Paulo e Pernambuco, devem vacinar todos com mais de 18 anos até o final do ano.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 48,9% da população está com o esquema vacinal completo — duas doses ou imunizante de dose única —, o que equivale a 104,3 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19. Os dados foram divulgados no domingo (17). Até o final do ano, esta porcentagem deve crescer, conforme apostam as autoridades de saúde brasileiras. 

Continua após a publicidade

Vacinação daqueles com mais de 18 anos 

Segundo levantamento feito pelo jornal O Globo, oito estados preveem a conclusão da vacinação contra o coronavírus SARS-CoV de maiores de 18 anos até dezembro. Na lista, São Paulo pretende concluir a imunização dos adultos neste mês. Segundo o governo paulista, cerca de 83% deste público já está com esquema vacinal completo.

Em Pernambuco, a meta dos 100% é esperada para novembro, segundo a Secretaria da Saúde. Além disso, os seguintes estados pretendem concluir a imunização contra a covid-19 nos adultos até dezembro: Espírito Santo; Maranhão; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Santa Catarina; e Tocantins.

Agora, analisando apenas as capitais brasileiras, Manaus (AM) e São Luís (MA) calculam a vacinação total desse do público neste mês. Já Belo Horizonte (MG) indica esse prazo para novembro. Vale lembrar que, no Brasil, o grupo de maiores de 18 anos é estimado em 160 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

E é possível?

"O prazo de até o final do ano é factível considerando a capacidade de organização do serviço de imunização e do fornecimento atual da vacina. Depois de muitos atrasos, a campanha entrou nos trilhos. É obrigação, é o básico, não é ato de heroísmo", explicou o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

No entanto, o especialista aponta que vacinar 80% da população já significaria uma conquista importante no combate ao coronavírus, principalmente para a queda de internações e mortes, como já é visto. 

Desafio: quem não voltou para a segunda dose

Continua após a publicidade

Por mais otimista que os estados estejam, é preciso convencer os faltosos ou atrasados a se imunizarem contra a covid-19. Inclusive, o cenário brasileiro mudou ao longo dos últimos meses, já que o que faltava, no começo da vacinação, eram doses das vacinas para todos.

Hoje, as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal podem ser dividas em quatro grupos:

  • Aqueles que aguardam a segunda dose;
  • Aqueles que por algum motivo desistiram — ou se esqueceram — da segunda dose;
  • Aqueles que têm dificuldade em chegar até um posto de saúde;
  • Aqueles que não querem se vacinar, motivados por desinformação ou desinteresse.

Em São Paulo, cerca de 4 milhões de pessoas estão com a segunda dose em atraso. Nesse sentido, é importante que as autoridades desenvolvam estratégias para estimular a vacinação contra a covid-19. Por exemplo, uma medida para garantir a adesão seria a adoção do passaporte da vacina para a entrada em bares, restaurantes e shoppings. 

Continua após a publicidade

Fonte: O Globo e G1