Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Portugal planeja doar 400 mil doses de vacina contra covid para o Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2021 às 17h10

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

Na campanha mundial de vacinação contra a covid-19, Portugal é um dos líderes em imunizações. Mais de 85% dos portugueses estão com o esquema vacinal completo, o que representa cerca de 10,3 milhões de pessoas protegidas contra o coronavírus SARS-CoV-2. Agora, o país europeu se organiza para doar vacinas.

Em viagem ao Brasil, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde de Portugal, António Lacerda Sales, afirmou que o governo português irá doar 400 mil doses da vacina Covishield (AstraZeneca/Oxford) no mês de novembro. Durante a estada, o representante português também assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Saúde e teve encontros com a  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan.

Continua após a publicidade

Doação de vacinas contra a covid-19 para o Brasil

"Todos nós temos que reconhecer que a vacinação foi um sucesso relacionado à doença grave, por conseguir reduzir substancialmente as internações. Acredito muito na vacinação e, felizmente, em Portugal não temos muitos movimentos negacionistas com qualquer expressão", afirmou o secretário português, em entrevista para a CNN, sobre a campanha de imunização no seu país de origem.

De acordo com Sales, as 400 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford representam 10% das doses adquiridas por Portugal, através do consórcio europeu para a aquisição de imunizantes contra a covid-19. "Anunciamos que no próximo mês de novembro vamos doar 400 mil vacinas ao Brasil, a pedido do Ministério da Saúde brasileiro. A cooperação internacional se faz no dar e receber. Viemos reforçar essa cooperação bilateral entre Portugal e Brasil, assim como formas de cooperação ibero-americana, e também ao nível da União Europeia", disse sobre a sua passagem por Brasília.

Acordos futuros com a Fiocruz e o Butantan

Continua após a publicidade

Além do anúncio de doação de vacinas contra a covid-19, o secretário português esteve em contato com cientistas brasileiros, buscando entender o estágio de pesquisa de novas soluções contra a pandemia, como o soro anti-covid do Butantan.  

"O Butantan é um dos principais produtores de imunobiológicos da América do Sul e [a visita] foi para abrir portas para começarmos a conversar dentro de algum tempo sobre as vacinas", comentou Sales. "Com a Fiocruz, é sempre uma reunião de estreitamento de laços que já existem e são muito fortes no que concerne o sequenciamento genômico e de variantes e as múltiplas vertentes tecnológicas e laboratoriais", explicou.

Além disso, o secretário veio tratar do intercâmbio entre Brasil e Portugal para a rede de saúde, conhecida como Beneficência Portuguesa. "Esse projeto pretende criar uma rede entre 12 dos 19 hospitais beneficentes portugueses que estão em diferentes estados do Brasil. O objetivo é que a rede possa evoluir para uma marca, a Portugal Saúde. Entende-se por rede uma comunicação entre esses hospitais para que possam prestar melhores cuidados de saúde às comunidades portuguesa e brasileira", completou.

Fonte: CNN