Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Botucatu: aplicação em massa de 1ª dose reduz em 71% os casos de COVID na cidade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Junho de 2021 às 20h20

Link copiado!

Freepik
Freepik

No combate à pandemia da COVID-19, diferentes estudos avaliam a eficácia das vacinas no mundo real, como a pesquisa realizada em Botucatu, no interior de São Paulo. Após seis semanas da aplicação da primeira dose do imunizante Covishield (AstraZeneca/Oxford), foi observada uma queda de 71,3% nos novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 na cidade.

Ainda em andamento, o estudo de Botucatu é coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Por enquanto, foi imunizada a população adulta da cidade com a vacina. Nas próximas semanas, os moradores do município devem receber a segunda dose, quando o índice de transmissão do coronavírus deve se tornar ainda menor.

Continua após a publicidade

Além da queda no número de novas infecções, as internações em decorrência da COVID-19 também apresentaram uma redução de 46%. “As vacinas são doses de esperança para a população brasileira. A diminuição dos casos com a primeira dose já mostra bons resultados do estudo em Botucatu, que serve de base para o resto do país”, afirmou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a divulgação dos resultados iniciais.

Estudo sobre os efeitos da vacinação 

O programa de vacinação em massa contra o coronavírus foi inciado, na cidade, no dia 16 de maio, quando 65 mil moradores receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford. Até o momento, cerca de 77 mil moradores receberam, através do estudo, a primeira dose da vacina, cuja segunda dose é aplicada após 90 dias.

O município de Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. Dessa forma, é possível afirmar que cerca de 72,6% da população já recebeu alguma dose do imunizante contra a COVID-19. O estudo também investiga a eficácia da vacina contra as variantes da cepa original do novo coronavírus.

Continua após a publicidade

Estudo similar, realizado com a vacina CoronaVac e coordenado pelo Instituto Butantan, no município de Serrana, também em São Paulo, apresentou resultados positivos com a vacinação em massa. Segundo os resultados do Projeto S, foi possível controlar a transmissão do coronavírus quando mais de 75% da população foi imunizada. A queda de mortes na cidade chegou a 95%.

Fonte: Agência Brasil e G1