Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

População de Botucatu será vacinada em massa, como se fosse um dia de eleição

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Maio de 2021 às 14h10

Link copiado!

Karolina Kaboompics/Rawpixel
Karolina Kaboompics/Rawpixel

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, anunciou que irá fazer a vacinação em massa da população, contra a COVID-19, em um único dia. A medida vai acontecer como uma forma de testar a eficácia do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. A prefeitura da cidade já assinou um acordo de cooperação com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para que os cartórios eleitorais auxiliem no processo de imunização, que deve funcionar como se fosse um dia de eleição.

A ideia do projeto veio de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, e cerca de 1,2 mil mesários e servidores que trabalharam nas eleições do ano passado se voluntariaram para ajudar na vacinação dos habitantes da cidade. A imunização deve acontecer ainda em maio e deve atingir aproximadamente 100 mil pessoas, todas com mais de 18 anos, com exceção dos idosos que já receberam a vacina.

Continua após a publicidade

Serão 45 locais de votação transformados em postos de vacinação, com os voluntários atuando nas seções eleitorais em que trabalharam nas eleições. Eles receberão a vacina antes do restante das pessoas e serão responsáveis por preparar o cadastro dos eleitores que serão imunizados, fazendo a triagem dos documentos e, então, a liberação. Os voluntários, no entanto, não terão direito a um dia de folga no trabalho como acontece na época eleitoral.

O estudo está programado para durar oito meses, incluindo a aplicação de duas doses e o acompanhamento dos vacinados. O projeto de vacinação em massa também irá analisar o efeito nas populações de cidades vizinhas. No dia, caso a pessoa resida em Botucatu mas não seja eleitora na cidade, ela deve se dirigir ao local com um comprovante de residência.

Fonte: Estadão