Publicidade

Boletim COVID-19: Brasil registra mais de 28 mil casos e 1.736 mortes

Por| 15 de Abril de 2020 às 17h38

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Em live transmitida pelas redes sociais, o Ministério da Saúde atualiza os números do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país, contabilizados hoje (15) até às 14h. Subiu para 28.320 o número de casos confirmados da COVID-19 no Brasil. Esse aumento representa 3.058 novas confirmações em 24h, o que é um marco para as contagens nacionais.

Continua após a publicidade

Os óbitos também aumentaram e são, agora, 1.736 em decorrência da infecção. Nas últimas 24h, foram 204 novas mortes. As informações divulgadas foram compartilhadas, individualmente, pelas Secretarias Estaduais de Saúde. 

Divisão no Brasil

Desde a chegada da pandemia no Brasil, a maior parte das notificações nacionais da COVID-19 está concentrada no estado de São Paulo, com 11.043 casos confirmados e 778 mortes. Agora, todos os estados, além de casos confirmados, também apresentam óbitos pela doença, incluindo o Tocantins, que até ontem (14) não registrava mortes.

Continua após a publicidade

Quanto ao caso de Tocantins, a vítima é a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, com 47 anos. A paciente estava internada desde o dia 18 de março na UTI de um hospital particular, em estado grave. Segundo nota da prefeitura de Palmas, capital do estado, a paciente tinha hipertensão.

A seguir, confira a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde com os números de casos e óbitos de cada estado em relação ao novo coronavírus:

Continua após a publicidade

Estado de emergência

Atualmente, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, devem redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.

Do total de casos, 6.634 estão em estado grave, ou seja, necessitam de internação em hospitais de referência espalhados pelo Brasil. Dos 1.736 óbitos confirmados, 73% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e 73% do total das vítimas apresentavam pelo menos um fator de risco.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que pessoas acima de 60 anos se enquadram automaticamente no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, 60% dos mortos eram do sexo masculino.

Para saber mais sobre a distribuição dos casos confirmados e óbitos em decorrência da COVID-10 no Brasil, o Ministério da Saúde alimenta sua própria plataforma com análises sobre a evolução da COVID-19 e gráficos. Para acessar, clique aqui.

Confira a coletiva de imprensa completa do Ministério da Saúde:

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Saúde e G1