Publicidade

Bactérias intestinais ligadas ao estrogênio geram depressão na pré-menopausa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Março de 2023 às 22h15

Link copiado!

microgen/envato
microgen/envato

Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, bactérias intestinais ligadas ao estrogênio podem ser responsáveis por quadros de depressão na pré-menopausa. A ideia é que a descoberta ajude a desenvolver futuras terapias direcionadas a esse micróbio para tratar a doença.

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores mediram os níveis de estradiol em amostras de sangue de 189 mulheres na pré-menopausa, sendo que 91 delas foram diagnosticadas com depressão. Os resultados permitiram descobrir que, em média, os níveis de estradiol eram quase 43% menores entre as participantes com a doença.

O grupo também extraiu micróbios intestinais das amostras fecais dos participantes e misturou em uma solução com estradiol. Na prática, foi possível notar que as bactérias intestinais de participantes com depressão decompõem o estradiol mais rapidamente. Isso sugere que as diferenças no microbioma intestinal contribuem para níveis mais baixos de estradiol na depressão.

Continua após a publicidade

A equipe identificou um micróbio degradador de estradiol chamado Klebsiella aerogenes, que foi 14 vezes mais prevalente em amostras de fezes de participantes com depressão.

Bactérias intestinais causam depressão

No início deste ano, um estudo publicado na revista Nature Communications apontou que as bactérias do intestino podem influenciar na depressão. Os pesquisadores descobriram que vários tipos de bactérias aumentaram ou diminuíram notavelmente em pessoas com sintomas depressivos. Isso reforça a ideia de que como uma pessoa se sente está intimamente relacionado ao que ela consome.

Continua após a publicidade

Já em 2022, um artigo sugeriu que pessoas com doenças do intestino estão mais suscetíveis à depressão. O grupo de cientistas encontrou uma ligação bidirecional entre as doenças crônicas do intestino e depressão (ou seja, pessoas com uma condição eram mais propensas a desenvolver a outra).

Fonte: New Scientist