Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bactérias do intestino podem influenciar na depressão, aponta estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Fevereiro de 2023 às 17h02

Link copiado!

gpointstudio/envato
gpointstudio/envato

Segundo estudo publicado na revista Nature Communications, as bactérias do intestino podem influenciar na depressão. Os pesquisadores descobriram que vários tipos de bactérias aumentaram ou diminuíram notavelmente em pessoas com sintomas depressivos. Isso reforça a ideia de que como uma pessoa se sente está intimamente relacionado ao que ela consome.

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores de Oxford analisaram amostras fecais de mais de 1.000 indivíduos. Esses participantes também forneceram relatos sobre depressão, com base em um questionário. A análise revelou 16 tipos de bactérias que os autores chamaram de “preditores importantes” de sintomas depressivos em graus variados.

Os autores notaram a diminuição da bactéria Eubacterium ventriosum entre pessoas deprimidas. Anteriormente, essa mesma redução foi detectada em estudos de microbioma de lesões cerebrais traumáticas e obesidade, ambos ligados à depressão, o que ressalta o conceito de que essa espécie de bactéria tem algo a ver com tal transtorno.

Continua após a publicidade

Por outro lado, as pessoas com depressão apresentam uma quantidade maior da bactéria Eggerthella. “Não podemos excluir nosso próprio DNA como fonte contribuinte. É uma combinação do DNA com o qual você nasceu, suas experiências na vida até hoje e seu ambiente", estimam os pesquisadores.

Bactérias do intestino e depressão

Antes, um estudo apontou que pessoas com doenças do intestino estão mais suscetíveis à depressão. Segundo os pesquisadores, as lutas de saúde mental entre aqueles que vivem com inflamações intestinais são comuns. Na ocasião, o grupo de cientistas encontrou uma ligação bidirecional entre as doenças crônicas do intestino e depressão (ou seja, pessoas com uma condição eram mais propensas a desenvolver a outra).

Continua após a publicidade

Além disso, esse vínculo se estendeu aos irmãos de pessoas com qualquer condição, sugerindo um componente genético para a conexão entre essas doenças intestinais e a depressão.

Fonte: Nature Communications via The Washington Post