Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bactéria da hanseníase pode ajudar a regenerar órgãos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Novembro de 2022 às 17h52

Link copiado!

claudioventrella/envato
claudioventrella/envato

Segundo um novo estudo publicado na Cell Reports Medicine, a bactéria Mycobacterium leprae, responsável pela hanseníase (que ficou popularmente conhecida pelo nome de lepra), pode auxiliar na reparação e na regeneração de órgãos com segurança. Por enquanto, os experimentos foram conduzidos apenas em animais — tatus, mais precisamente.

Através da pesquisa, o grupo descobriu que a bactéria é capaz de dobrar o tamanho do fígado, estimulando o crescimento saudável. Acontece que, para ter mais tecido para infectar, a M. leprae converte um tipo de tecido corporal em outro, habilidade esta que chamou a atenção da comunidade científica.

Diferente do que se imagina, os cientistas mostraram no novo artigo que esse crescimento não é defeituoso, mas sim saudável e funcional, completo com o conjunto usual de vasos sanguíneos e ductos biliares.

Continua após a publicidade

Conforme notaram os pesquisadores, a bactéria está fazendo com que o desenvolvimento do fígado volte a um estágio anterior. De modo bem resumido, é como se ele estivesse transformando um órgão adulto em um adolescente. Entretanto, ainda não se sabe detalhes precisos de como isso acontece.

Ao conduzir esse tipo de pesquisa com a bactéria da hanseníase, os especialistas esperam que isso ajude no desenvolvimento de terapias voltadas à reparação de órgãos de pessoas que esperam por um transplante. "No geral, os resultados podem abrir caminho para novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças hepáticas", concluem os autores.

Fonte: Cell Reports Medicine via BBC News