Publicidade

Até quando usar máscaras em locais fechados? Este modelo matemático explica

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Março de 2022 às 10h26

Link copiado!

Seventyfourimages/Envato Elements
Seventyfourimages/Envato Elements

Pesquisa norte-americana avaliou cenários em que máscaras ainda são necessárias em ambientes fechados — com baixa circulação de ar e maior risco de transmissão da covid-19. Se o equipamento de proteção for usado até a cobertura vacinal completa da população, milhares de vidas serão salvas e bilhões de dólares não serão gastos em saúde, segundo modelo matemático.

Publicado na revista científica The Lancet Public Health, o estudo sobre os benefícios do uso de máscaras em ambientes fechados foi liderado por pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova York, nos EUA.

Continua após a publicidade

Segundo os autores, "os resultados enfatizam que a vacinação sozinha não é suficiente para controlar a pandemia e prevenir casos graves e mortes, mostrando a importância de múltiplas intervenções". Nesse ponto, a pesquisa mostra que o uso de máscaras é efetivo e reduz gastos.

Mais vidas salvas e menos gastos com saúde

No estudo, o modelo matemático simulou o que aconteceria se as pessoas usassem máscaras (ou não), em ambientes fechados, até que um determinado nível de cobertura vacinal fosse atingido. A equipe de cientistas analisou diferentes cenários de cobertura vacinal (de 70% a 90%), a data que em este índice foi atingido (de janeiro a julho de 2022) e o momento em que foi decretado o fim das máscaras.

Se os EUA alcançassem 80% de cobertura vacinal até março de 2022 — segundo dados da plataforma Our World in Data, eles não alcançaram — e continuassem a usar máscaras até este ponto, a simulação revelou que manter o uso preveniria 6,29 milhões de casos, 138.600 hospitalizações e 16.100 mortes em decorrência da covid-19.

Continua após a publicidade

Além disso, o uso do equipamento de proteção evitaria o gasto de mais de US$ 15 bilhões (cerca de 74,8 bilhões de reais) com hospitalizações e tratamentos. Se a cobertura fosse de apenas 70%, o valor total da economia aumentaria para mais de US$ 20 bilhões (cerca de 99,8 bilhões de reais).

Segundo os cientistas, quanto mais tempo os EUA levam para alcançar a cobertura vacinal desejada, mais importante se torna o uso de máscaras. Além disso, manter o uso do equipamento por duas a 10 semanas após atingir o objetivo da cobertura vacinal, pode trazer benefícios.

“A transmissão do vírus não para imediatamente uma vez que a cobertura é atingida. As máscaras poderiam evitar casos adicionais de covid-19 até que a transmissão realmente diminua”, lembram os autores.

Brasil e as máscaras

Continua após a publicidade

Neste momento, o Brasil tem 73,4% da população totalmente vacinada contra a covid-19, segundo os dados do Our World in Data. Para os autores do estudo, idealmente o índice deveria chegar a pelo menos 80% para que estados e cidades retirassem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como o Distrito Federal e a cidade do Rio de janeiro fizeram.

"Nosso estudo mostra que o uso de máscara facial pode ser econômico e, em muitos casos, economizar custos", avisam os cientistas norte-americanos sobre a importância do equipamento de proteção.

Fonte: The Lancet, Our World in Data e Instituto Butantan