Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rio de Janeiro flexibiliza uso de máscara; Fiocruz acha precipitado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Março de 2022 às 20h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Nesta segunda-feira (7), o Comitê Científico da prefeitura do Rio de Janeiro decidiu flexibilizar o uso de máscaras em ambientes fechados, e pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz chegaram a apontar essa determinação como "precipitada".

O argumento é que a decisão foi tomada tendo em mente um melhor cenário epidemiológico da pandemia, principalmente por conta da redução substancial nos índices de contaminação pela doença. O município do Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a suspender a obrigatoriedade no uso do item em ambientes fechados.

Nas redes sociais, tanto o perfil da própria Prefeitura do Rio quanto o perfil do prefeito comentaram a decisão, ressaltando que "o uso de máscara agora é uma escolha individual do carioca", mas que integrantes dos grupos de risco devem seguir usando o item, tal como as pessoas que não tomaram todas as doses do imunizante contra a covid-19. A exigência do passaporte vacinal continua mantida, mas o prefeito Eduardo Paes já revelou que isso deve mudar ainda no fim de março.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores da Fiocruz compartilham da preocupação de que a capital está cercada por outras cidades da Região Metropolitana, com índices de coberturas vacinais e taxas vacinais diferentes. A opinião dos cientistas é que o Comitê deveria ter levado em consideração um intervalo de pelo menos duas semanas antes da decisão de flexibilizar o uso da máscara, uma vez que esse tempo já seria suficiente para se ter uma noção sobre aumento de casos ou interrupção na queda.

Fonte: G1, Prefeitura do Rio