Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AstraZeneca: intervalo longo entre doses amplia resposta imune em até 18 vezes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Junho de 2021 às 19h10

Link copiado!

Mufid Majnun/Unsplash
Mufid Majnun/Unsplash

Nesta segunda (28), a Universidade de Oxford (Reino Unido) apontou que tomar uma terceira dose de sua vacina — produzida em parceria com a AstraZeneca — com pelo menos seis meses de intervalo em relação à segunda dose pode aumentar a resposta imune em até seis vezes.

Segundo a pesquisa, um intervalo maior entre a primeira e a segunda dose da vacina também pode ampliar a proteção oferecida. Acontece que o grupo notou que um intervalo estendido de 45 semanas (cerca de 11 meses) entre as duas doses aumentou a resposta imune em até 18 vezes. O intervalo maior mostra que uma demora na aplicação não afeta o efeito da vacina no corpo.

Mas mesmo com esses dados, os pesquisadores reiteram que o reforço ainda não se faz necessário, principalmente tendo em vista a escassez de vacinas na maioria dos países.

Continua após a publicidade

A pesquisa analisou 30 participantes que receberam uma segunda dose tardia da vacina e 90 participantes que receberam uma terceira dose, todos com menos de 55 anos.

Enquanto isso, outro estudo, publicado na revista Nature, mostrou que as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer/BioNTech podem desencadear uma resposta imunológica persistente que garantiria uma proteção de longo prazo contra a doença.

Para ler sobre o estudo, acesse a página da Universidade de Oxford.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters, AstraZeneca, G1