Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Associação entre varizes e covid-19 aumenta risco de trombose, segundo médicos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Março de 2022 às 19h30

Link copiado!

twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Já ficou claro que a covid-19 pode desencadear e intensificar distúrbios no processo de coagulação do sangue, levando à formação da trombose, e especialistas sugerem que esse risco aumenta quando o paciente tem varizes (veias dilatadas que causam dor e inchaço nas pernas).

Em 2018, pesquisadores da China Medical University publicaram na Journal of the American Medical Association (Jama) um estudo afirmando que o risco de trombose é 5,3 vezes maior entre quem tem varizes. Para chegar a essa conclusão, a equipe comparou 212 mil indivíduos com varizes com outros 212 mil sem a doença.

Dois anos depois, quando começou a pandemia, um artigo científico publicado na National Library of Medicine dos EUA ressaltou que a trombose era frequente em pacientes hospitalizados com covid grave: de 184 pacientes analisados, 49% tiveram trombose.

Continua após a publicidade

O que é trombose?

A trombose consiste na formação de um coágulo patológico dentro da luz de uma veia ou artéria, que acaba provocando o entupimento dos vasos sanguíneos. As possíveis causas são o uso da pílula anticoncepcional, o hábito de permanecer muito tempo sentado ou deitado, e até a predisposição genética. Em entrevista ao Canaltech, especialistas já explicaram como prevenir e tratar a trombose.

Por sua vez, varizes acontecem devido à perda da capacidade das veias em promover o retorno venoso do sangue dos membros inferiores para o coração. Os sintomas estão diretamente relacionados a essa incapacidade. São eles:

Continua após a publicidade
  • Dilatação das veias superficiais
  • Sensação de peso nas pernas
  • Formigamento
  • Maior sensibilidade na região
  • Manchas escuras na perna
  • Inchaço na perna
  • Coceira no local da veia

A conclusão a que chegam os especialistas é que a soma entre as varizes, a ação do vírus no endotélio (camada celular que reveste interiormente os vasos sanguíneos e linfáticos), a imobilidade da internação em UTI e o processo de coagulação exagerado acaba elevando as chances do surgimento de uma trombose.

Fonte: Journal of the American Medical Association, National Library of Medicine via BBC