Publicidade

Após primeiro implante, Neuralink deve instalar mais 6 chips neste ano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Julho de 2024 às 14h51

Link copiado!

Steve Jurvetson/Wikimedia Commons
Steve Jurvetson/Wikimedia Commons

Na última quarta-feira (10), durante uma transmissão ao vivo, o Elon Musk anunciou que a Neuralink espera implantar seu segundo paciente humano já na próxima semana. que a empresa está fazendo mudanças para resolver os problemas de hardware que encontrou com seu primeiro participante.

Musk aproveitou a própria rede social X, antigo Twitter, para relatar todos os updates relacionados à Neuralink. "Agora, estamos passando para nosso segundo paciente. Mas esperamos, se tudo correr bem, ter mais de cinco ainda este ano", o fundador afirmou, no vídeo.

"Para a próxima fase de implementação, realmente queremos garantir que fazemos o máximo progresso possível entre cada paciente", revelou Musk, durante a transmissão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os executivos também usaram a ocasião para garantir que a empresa está fazendo mudanças para resolver os problemas encontrados pela Neuralink com o primeiro participante.

O primeiro paciente da Neuralink

O primeiro paciente da Neuralink recebeu o implante em 29 de janeiro deste ano. Trata-se do norte-americano Noland Arbaugh, de 30 anos. Ele teve um acidente que provocou paralisia em 2016, e desde então usava um computador através de comandos de voz.

O paciente usa o implante cerebral cerca de oito a dez horas por dia, e em meio ao cotidiano, utiliza o cursor para navegar na web, enviar mensagens, acessar redes sociais e jogar videogame.

Como funciona o implante da Neuralink

O objetivo do implante da Neuralink é fazer com que o usuário possa controlar dispositivos eletrônicos com a mente. Assim, é possível realizar ligações, operar um computador, comandar um teclado, etc. A novidade tecnológica atua diretamente na região cerebral responsável pelo controle da intenção do movimento e faz com que as ondas cerebrais transformem em comandos.

Dessa forma, o público-alvo da Neuralink é a pessoa que tem paralisia ou condições que limitam a movimentação. O dispositivo é sem fio e fica escondido depois de inserido.

Problemas com o implante

Continua após a publicidade

O primeiro implante da Neuralink passou por problemas: os fios do implante se retraíram no cérebro e o número de eletrodos ficou reduzido, então a empresa precisou fazer algumas correções no software.

Na transmissão ao vivo, Musk e os executivos da Neuralink disseram que apenas cerca de 15% dos canais no implante de Arbaugh são funcionais. Confira o vídeo abaixo:

Para os próximos implantes, a Neuralink afirmou que está trabalhando para mitigar a retração e medir mais de perto. O presidente da Neuralink, DJ Seo, disse que uma maneira de fazer isso é esculpindo a superfície do crânio para minimizar o vão sob o implante.

Continua após a publicidade

Fonte: Elon Musk (X)