Publicidade

Após a morte, quanto tempo o corpo pode esperar até o enterro?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Setembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

stevanovicigor/envato
stevanovicigor/envato

Imediatamente após a morte, o corpo humano inicia o seu processo de decomposição e diferentes fatores, como altas temperaturas, podem acelerar estas reações. Especialistas recomendam que, em média, o corpo seja enterrado em até uma semana. Nesse período de sete dias, alternativas simples podem mantê-lo relativamente preservado.

Apesar desse limite de uma semana, a maioria dos enterros acontece no dia seguinte à morte do indivíduo. Nessas 24 horas, o corpo costuma ser preservado em refrigeradores, dentro do necrotério. Dessa forma, é possível se despedir dos entes queridos com o caixão aberto, durante o enterro.

Continua após a publicidade

Em quanto tempo acontece o enterro?

No Brasil, o enterro costuma ocorrer no dia seguinte à morte, tirando algumas exceções pontuais. No caso de celebridades, esse período pode se estender, como é o caso do corpo da rainha do Reino Unido, a Elizabeth II. O enterro dela acontece 11 dias após a confirmação da morte real.

Outras exceções também podem ser consideradas, como aguardar o tempo de familiares chegarem para o enterro ou quando o corpo precisa ser transportado de uma cidade (ou país) para outro local. Nessas circunstâncias, é possível prolongar a espera até o enterro.

Agora, se a morte estiver conectada a alguma investigação criminal, o prazo pode também ser estendido. Isso porque uma série de exames, como a necropsia, podem ser solicitados, dependendo da evolução da investigação.

Continua após a publicidade

Qual tempo máximo que o corpo pode esperar até ser enterrado?

Nas primeiras 24 horas da morte, o corpo pode ser preservado exclusivamente em áreas de refrigeração. Após esse período, é necessário que ele passe por algum tipo de embalsamento, ou seja, um conjunto de técnicas que busca remover os fluidos naturais do corpo, adiando o processo de decomposição.

Em média, "um necrotério [comum] poderá preservar o corpo por aproximadamente uma semana. Independentemente do embalsamamento, a decomposição começará após uma semana", pontua artigo da Beyond The Dash, plataforma especializada em obituários.

Dá para manter o corpo apenas na refrigeração?

Continua após a publicidade

Como mencionamos, quando o enterro é realizado de forma imediata, o corpo é mantido apenas em um ambiente de refrigeração. Isso vale tanto para os corpos que serão enterrados quanto os que serão cremados. Isso porque, no período de 24 horas, o processo de decomposição ainda é estável, não exigindo técnicas de embalsamento.

Como ocorre o processo de decomposição?

"Uma vez que o coração para e o sangue não está mais bombeando pelo corpo, as células imediatamente começam a morrer devido à falta de oxigênio. As células do cérebro morrem em minutos, enquanto as células da pele podem não morrer até 24 horas depois", detalha o projeto Explore Forensics. Por isso que, após o primeiro dia, alguma técnica de embalsamento deve ser obrigatoriamente adotada, o que desacelera essa evolução.

Continua após a publicidade

Fonte: Beyond The Dash e Explore Forensics