Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rainha Elizabeth II morre aos 96; entenda como estava a saúde da monarca

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Setembro de 2022 às 12h40

Link copiado!

NASA/Bill Ingalls
NASA/Bill Ingalls

Na tarde desta quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham informou que a rainha Elizabeth II, de 96 anos, faleceu. O estado de saúde da monarca britânica era delicado e, nos últimos momentos, estava em repouso e era acompanhada por uma equipe médica da coroa.

Na manhã desta quinta, os familiares próximos da rainha Elizabeth II viajaram para o Castelo de Balmoral, onde a monarca estava sob supervisão médica. Inclusive, o príncipe Harry e sua esposa Meghan — o duque e a duquesa de Sussex — saíram dos Estados Unidos e foram se unir à família.

Continua após a publicidade

De acordo com o perfil da Família Real no Twitter, "a rainha morreu pacificamente em Balmoral [na Escócia] nesta tarde". Até o momento, nenhuma causa específica, como uma doença, foi relacionada com a sua partida. O principal fator de risco parece ter sido a idade.

Como estava a saúde da rainha Elizabeth II?

“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, informava o Palácio de Buckingham, em comunicado. Ainda não se sabia o quão grave poderia ser o caso.

Nos últimos meses, a monarca mais antiga do Reino Unido apresentou algumas complicações de saúde, como “problemas de mobilidade episódicos” que foram relatados até o final de sua vida, segundo os médicos. Em outubro de 2021, a rainha passou uma noite no hospital e, desde então, era orientada a reduzir a presença em compromissos públicos.

Continua após a publicidade

Sabe-se que, desde o final de julho, Elizabeth II estava de férias no castelo escocês, mas ainda mantinha alguns compromissos oficiais. Na terça-feira (6), a rainha recebeu a visita da nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Nos registros do encontro, a monarca aparece sorrindo, segurando uma bengala.

Qual a idade da rainha britânica?

Continua após a publicidade

No dia de sua morte, a Elizabeth II tinha 96 anos completos e ocupava o posto de rainha do Reino Unido desde 1952, o que a tornava a monarca britânica que por mais tempo ocupou esta posição. Inclusive, no início deste ano, ela celebrou seu 70º aniversário no trono e comemorações se espalharam por todo o reino.

Expectativa de vida no Reino Unido

Com a idade avançada, a rainha Elizabeth II ultrapassou em 14 anos a média da expectativa de vida no Reino Unido. Segundo o Center for Aging and Demography, o tempo médio de vida, em levantamento que considerou dados de 2018 a 2020, foi de 79 anos para homens e 82,9 anos para mulheres.

Apesar da média, existem algumas diferenças regionais. Por exemplo, na Inglaterra, a expectativa de vida é levemente superior, chegando a 79,3 anos para homens e 83,1 anos para mulheres.

Continua após a publicidade

"Essas tabelas cobrem a mortalidade no Reino Unido para o período de 2018 a 2020 e são as primeiras a incluir a maior mortalidade observada em 2020 durante a pandemia de coronavírus", informa o centro, em artigo.

E os centenários na Inglaterra?

Por outro lado, a monarca inglesa estava próxima de se tornar uma centenária, caso superasse a atual fase debilitada de saúde. Seriam necessários mais quatro anos de vida para que a rainha entrasse oficialmente nesta classificação.

No mesmo levantamento, o centro observou que mais de 15,1 mil pessoas são centenárias — têm 100 anos ou mais — no Reino Unido em 2020. Na Inglaterra, onde a rainha Elizabeth II morou a maior parte de sua vida, são 23 pessoas com 100 anos ou mais para cada 100 mil habitantes.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC e Center for Aging and Demography