Publicidade

Apenas um cigarro tira 20 minutos da sua expectativa de vida

Por  | 

Compartilhe:
Cottonbro studio/Pexels
Cottonbro studio/Pexels

No último domingo (29), uma nova pesquisa da University College London revelou que apenas um cigarro tira 20 minutos da expectativa de vida de uma pessoa. A boa notícia é que parar de fumar pode ajudar a atenuar esse efeito: largar o cigarro por uma semana pode representar um dia a mais de vida.

A pesquisa foi encomendada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, e mostra que fumar é mais prejudicial do que se pensava — antes, os estudos sugeriam que representava uma redução de 11 minutos na expectativa de vida.

Se a essa altura você estiver tentando calcular, a gente facilita: fumar um maço (ou seja, 20 cigarros) equivale a quase sete horas de vida perdidas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas se você parar de fumar nesta quinta (2), até 20 de fevereiro poderá recuperar uma semana de vida e, até o final do ano, poderá evitar perder 50 dias de vida.

"Fumar corrói principalmente os anos médios relativamente saudáveis ​​em vez de encurtar o período no final da vida, que é frequentemente marcado por doença crônica ou incapacidade. Portanto, um fumante de 60 anos normalmente terá o perfil de saúde de um não fumante de 70 anos", diz o estudo. 

Mas os próprios pesquisadores econhecem que o dano causado não será o mesmo para cada cigarro fumado ao longo da vida. "Os riscos à saúde do tabagismo não são lineares e não basta apenas reduzir o consumo – parar totalmente é necessário para atingir os benefícios máximos para a saúde e a vida", acrescenta a equipe.

As descobertas estão disponíveis na revista científica Addiction.

Como parar de fumar

Um estudo já descobriu que o momento ideal parar de fumar é antes da pessoa completar 35 anos, porque até essa idade, os efeitos do cigarro e da nicotina impactam pouco as taxas de mortalidade.

Na ocasião, os autores apontaram que "parar de fumar, especialmente em idades mais jovens, foi relacionado a reduções substanciais no excesso relativo de mortalidade associado ao tabagismo contínuo".

Continua após a publicidade

Felizmente, a tecnologia pode te ajudar a parar de fumar: apps como o Quitnow!, Flamy e O Meu Último Cigarro ajudam a organizar melhor as metas para quem quer deixar o cigarro e aumentar a expectativa de vida.

Leia também:

VÍDEO |  Nova terapia alternativa contra o câncer do Instituto Butantan

Continua após a publicidade

Fonte: Health Research Board, Gov UK