Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa defende uso de máscaras para barrar chegada da varíola dos macacos no BR

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Maio de 2022 às 13h45

Link copiado!

Chalabala/Envato Elements
Chalabala/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, nesta terça-feira (24), que as medidas de proteção contra a covid-19, como uso de máscaras e o distanciamento social, podem impedir ou adiar a chegada da varíola dos macacos ao Brasil, se continuarem a ser adotadas em aviões e aeroportos. Até o momento, o país não tem nenhum caso suspeito da doença.

"Considerando-se as formas de transmissão da varíola dos macacos, a Anvisa reforça a importância das medidas de proteção à saúde a serem adotadas em aeroportos e aeronaves", explicou a agência em comunicado. Para dificultar a chegada da varíola dos macacos no Brasil, atuar nesses ambientes de tráfego intenso de viajantes pode ser uma importante estratégia de saúde pública. Por causa da pandemia da covid-19, o uso das máscaras ainda é obrigatório dentro dos aviões, exceto na hora das refeições.

Continua após a publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os surtos da infecção podem ser controlados, já que o número de casos ainda é restrito. Para isso, é necessário que os países se juntem no rastreio da varíola dos macacos e adotem medidas de quarentena para pessoas contaminadas, como a Bélgica impõe.

Uso de máscaras e distanciamento contra a varíola dos macacos

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças", lembra a Anvisa comparando as duas infecções virais. Aqui, cabe destacar que ambas são transmitidas a partir do contato próximo entre pessoas

"A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população", completa a nota.

Continua após a publicidade

Na segunda-feira (23), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou a criação de uma equipe de cientistas para acompanhar a evolução de casos da varíola dos macacos no mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Os especialistas podem recomendar medidas a serem adotadas no Brasil.

Fonte: G1