Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso de máscaras continua obrigatório em aviões e aeroportos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Março de 2022 às 14h57

Link copiado!

Anna Shvets/ Pexels
Anna Shvets/ Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lembrou, nesta quinta-feira (10), que o uso de máscaras ainda é uma medida importante para conter a transmissão do vírus da covid-19. Nesse sentido, o equipamento de proteção é obrigatório para a circulação em áreas controladas e no embarque nas aeronaves, apesar das flexibilizações adotadas pelo Brasil.

"Os decretos municipais ou estaduais dispensando ou alterando o uso de máscaras não afetam as regras estabelecidas pela norma da Agência", explica a entidade, em nota. "A regra atual permanece vigente e não teve alterações. A aplicação da RDC 456/2020 obriga o uso de máscaras faciais em aeroportos e aeronaves, seja por viajantes, seja por trabalhadores", reforça.

Continua após a publicidade

Flexibilizações dos estados e municípios não valem

Nos últimos dias, o estados do Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro decretaram o fim da obrigatoriedade de uso de máscaras contra a covid-19 em ambientes fechados. Além disso, o estado de São Paulo anunciou que o uso não é mais obrigatória em espaços abertos, como nas ruas, parques e eventos com área livre.

"Apesar das flexibilizações locais referentes ao uso de máscaras, a Agência ressalta a importância dessa medida no controle da disseminação do SARS-CoV-2 e suas variantes e a necessidade de sua utilização nos ambientes aeroportuários e nas aeronaves", afirma.

É obrigatório usar máscaras no aeroporto?

Continua após a publicidade

Áreas em que o acesso não é controlado

Segundo a Anvisa, as áreas aeroportuárias onde o acesso não é controlado — como o saguão dos aeroportos e estacionamentos, por exemplo —, o uso de máscaras faciais deve seguir as recomendações das autoridades locais.

Áreas controladas

No entanto, nas áreas de acesso controlado dos aeroportos, as máscaras seguem obrigatórias, independente das medidas adotadas regionalmente. O uso ainda é necessário, porque essas áreas concentram pessoas de diferentes origens, com diferentes perfis epidemiológicos e coberturas vacinais.

Continua após a publicidade

"O uso de máscaras faciais nos ambientes de acesso controlado dos aeroportos (como as áreas de embarque) e dentro das aeronaves é uma medida para diminuir o risco de transmissão da covid-19, especialmente porque são ambientes onde não é possível a manutenção do distanciamento físico", completa a Anvisa.

Fonte: Anvisa