Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estado de SP amplia uso da 4ª dose da vacina para covid; veja quem pode receber

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Fevereiro de 2022 às 18h40

Link copiado!

DegrooteStock/Envato Elements
DegrooteStock/Envato Elements

O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (16), que idosos poderão receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 a partir do mês de abril deste ano. O reforço extra contra o coronavírus SARS-CoV-2 para pessoas com mais de 60 anos foi comunicado pelas autoridades de saúde do estado.

No momento, o Ministério da Saúde autoriza apenas a aplicação da quarta dose para pacientes imunossuprimidos. São beneficiados por esta medida, por exemplo, pessoas que passam por hemodiálise, que vivem com HIV ou que estejam em quimioterapia. Agora, São Paulo é o primeiro estado a ampliar a cobertura desse reforço contra a covid-19.

Continua após a publicidade

Quarta dose da vacina em SP

A necessidade de ampliação da quarta dose da vacina contra a covid-19 foi estabelecida pelo Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. Segundo João Gabbardo, coordenador executivo do projeto, pessoas com mais de 60 anos têm, de forma natural, uma redução da capacidade imunológica, como os imunossuprimidos, e devem se beneficiar da nova dose.

"O Comitê Científico entende que os idosos também estão incluídos nesse grupo de imunodeprimidos. Eles passam por um processo em que há redução de sua capacidade imunológica. Há uma redução no tempo em que essas pessoas que são vacinadas ainda apresentam imunidade”, afirmou o coordenador Gabbardo.

Como será a vacinação dos idosos?

Continua após a publicidade

A aplicação da quarta dose deve começar, oficialmente, no dia 4 de abril e irá seguir um cronograma baseado na faixa etária. "Vamos começar pelas pessoas acima dos 90 anos e vamos reduzindo as faixas etárias até a inclusão dos mais de 60 anos. O cronograma será definido seguindo a disponibilidade de vacina", explicou Gabbardo.

Até o momento, não há nenhuma definição para o uso de uma vacina específica neste novo reforço contra o coronavírus. A vacinação ocorrerá com a fórmula que estiver disponível no estado e a “que for orientada para a aplicação”, comenta.

Para receber a quarta dose, a pessoa deverá aguardar quatro meses da última injeção. Este é o modelo já usado para as pessoas imunossuprimidas.

Já existem planos nacionais?

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Ministério da Saúde não planeja expandir a aplicação da quarta dose da vacina para idosos e nem para os profissionais da saúde. Em nota informativa, divulgada no começo deste mês, a pasta defende que faltam dados para embasar o novo reforço.

"Até o momento, não existem dados suficientes no Brasil para a recomendação de uma 4ª dose para a população geral, exceto imunocomprometidos", afirma o documento da Saúde.

Fonte: Agência Brasil