Publicidade

Anvisa aprova mais 2 autotestes da covid; confira a lista completa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Março de 2022 às 09h40

Link copiado!

Jirkaejc/Envato Elements
Jirkaejc/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (2), o registro de mais dois autotestes para a covid-19. Agora, testes caseiros de antígeno das marcas Biosul Produtos Diagnósticos e Kovalent do Brasil também podem ser comercializados. No total, o país conta com seis exames do tipo para detecar (ou não) a presença do coronavírus SARS-CoV-2.

Para receber a aprovação de uso, os autotestes foram avaliados quanto à segurança e ao desempenho. Além disso, um critério importante é a usabilidade, incluindo "as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto", explica a Anvisa.

Continua após a publicidade

Hoje, já é possível comprar os autotestes da covid-19 em algumas farmácias brasileiras e também nos e-commerces destas redes. Por exemplo, as seguintes drogarias já disponibilizam os testes para compra online no valor de R$ 69,90:

  • Drogarias Pacheco;
  • Drogasil;
  • Drogaria São Paulo;
  • Droga Raia.

Lista de autotestes aprovados pela Anvisa

A seguir, confira a lista completa de autotestes da covid-19 com swab (cotonete) nasal já aprovados pela Anvisa:

Continua após a publicidade
  • SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE: produzido e distribuído pela empresa Kovalent do Brasil Ltda;
  • Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno: produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology e distribuído pela brasileira CPMH Produtos Hospitalares;
  • Autoteste COVID Ag Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda;
  • Autoteste COVID-19 Ag (Swab Nasal): produzido pela empresa chinesa Hangzhou Alltest Biotech Co. e distribuído pela brasileira Biosul Produtos Diagnósticos;
  • SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST: produzido pela empresa sul-coreana SugenTech Inc e distribuído pela brasileira Kovalent do Brasil.

Até o momento, apenas um tipo de teste caseiro poderá ser feito a partir de uma amostra da saliva do paciente. Confira:

  • Autoteste COVID Ag Oral Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda.

Como fazer o teste caseiro da covid?

Continua após a publicidade

Para responder dúvidas sobre como o autoteste funciona, o Canaltech publicou um especial ensinando o passo a passo do exame, desde a melhor forma de coletar a amostra até a leitura correta do resultado.

Vale explicar que o autoteste da covid-19 deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas. Entre eles, a pessoa pode considerar: febre, tosse, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo. Agora, caso a pessoa não apresente sintomas, mas tenha entrado em contato com alguém que testou positivo, o indicado é aguardar cinco dias para realizar o teste caseiro.

Fonte: Anvisa