Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Autotestes da covid-19 chegam às farmácias nesta semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Março de 2022 às 15h30

Link copiado!

Duallogic/Envato Elements
Duallogic/Envato Elements

Os primeiros autotestes da covid-19 devem chegar para o consumidor brasileiro ainda nesta semana, segundo levantamento feito com redes de farmácia. Os testes caseiros de antígeno apontam para a presença (ou não) do coronavírus SARS-CoV-2 em cerca de 15 minutos. No momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 4 exames do tipo.

O autoteste não funciona como um atestado médico, já que é indicado apenas para orientação de casos suspeitos e para a triagem de pacientes. No entanto, representa uma importante medida para o controle da pandemia e a queda da cadeia de transmissão do vírus da covid-19.

Continua após a publicidade

Quanto vai custar o teste caseiro da covid?

O Grupo DPSP — responsável pelas redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo — anunciou ter providenciado meio milhão de autotestes da covid-19, desenvolvidos pela empresa Eco Diagnóstica e pela CPMH Produtos Hospitalares. Os kits já estão disponíveis no e-commerce das farmácias do grupo. A partir de sexta-feira (4), os autotestes começam a chegar nas lojas físicas. 

Na rede Raia Drogasil, os testes também estão disponíveis na loja virtual. Além disso, os kits devem ser disponibilizados até sexta (4), segundo apuração da Folha de S. Paulo. Nas unidades, estará disponível o teste Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da CPMH Produtos Hospitalares.

Nas lojas virtuais de todos os estabelecimentos mencionados, os autotestes da covid-19 disponíveis custam cerca de R$ 69,90.

Continua após a publicidade

Autotestes aprovados pela Anvisa

A seguir, confira a lista completa de autotestes da covid-19 com swab nasal já aprovados pela Anvisa:

  • SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE: produzido e distribuído pela empresa Kovalent do Brasil Ltda;
  • Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno: produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology e distribuído pela brasileira CPMH Produtos Hospitalares;
  • Autoteste COVID Ag Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda.

Até o momento, apenas um tipo de teste caseiro poderá ser feito a partir de uma amostra da saliva do paciente. Confira:

Continua após a publicidade
  • Autoteste COVID Ag Oral Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda.

Nos próximos dias, a tendência é que a Anvisa autorize o registro de novos autotestes da covid-19 conforme analisa a documentação enviada por cada empresa interessada em comercializar este tipo de produto.

Os testes são avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos pela agência. Além disso, um critério fundamental é a usabilidade, o que inclui "as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto", segundo a Anvisa.

Como fazer o autoteste?

Continua após a publicidade

Para responder dúvidas sobre como o autoteste da covid-19 funciona, o Canaltech publicou um especial ensinando o passo a passo do exame, desde a melhor forma de coletar a amostra até a leitura correta do resultado.

Vale adiantar que o autoteste deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas. Entre eles, a pessoa pode considerar: febre, tosse, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo. Agora, caso a pessoa não apresente sintomas, mas tenha entrado em contato com alguém que testou positivo, o indicado é aguardar cinco dias para realizar o teste caseiro.

Fonte: Folha de S. Paulo