Anvisa aprova CoronaVac para crianças e adolescentes

Anvisa aprova CoronaVac para crianças e adolescentes

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2022 às 13h07
Prostock-studio/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (20), o uso da vacina CoronaVac contra a covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. O pedido foi protocolado pelo Instituo Butantan, responsável por produzir doses do imunizante no Brasil.

A decisão da diretoria da Anvisa foi unânime em aprovar, de forma emergencial e temporária, o uso da vacina CoronaVac no público pediátrico. De acordo com a votação, o imunizante deverá ter a mesma formulação e concentração daquela aplicada em adultos. Além disso, valerá o mesmo intervalo de 28 dias entre as doses. No entanto, a fórmula não deve ser aplicada em crianças imunocomprometidas (com baixa imunidade).

Anvisa aprova o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes (Imagem: Reprodução/Luciana Zaramela/Canaltech)

Esta foi a segunda tentativa do Butantan em alcançar a licença para o uso da fórmula em crianças e adolescentes. O primeiro pedido foi negado, no mês de agosto de 2021, por falta de dados e evidências científicas que comprovassem a eficácia e segurança da vacina nos menores de 18 anos.

Vacinação de crianças e adolescentes

Agora, as crianças e os adolescentes brasileiros terão duas vacinas disponíveis para serem imunizados: a CoronaVac e a fórmula da Pfizer/BioNTech. Entre as duas, a aprovação da farmacêutica Pfizer é um pouco mais ampla, já que engloba a imunização de quem tem 5 anos e também de crianças imunocomprometidas.

Vale lembrar que, desde a última sexta (14), crianças de 5 a 11 anos são imunizadas contra a covid-19 no Brasil. A primeira delas foi o Davi, de 8 anos, da etnia Xavante do Mato Grosso.

Para conferir a votação completa da Anvisa sobre o uso da CoronaVac, assista ao vídeo a seguir:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.