Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anabolizantes | Quem toma "bomba" pode ter traços de psicopatia, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Setembro de 2022 às 16h12

Link copiado!

Zamrznutitonovi/Envato
Zamrznutitonovi/Envato

Será que homens que usam anabolizantes têm maior tendência para a psicopatia — como apresentarem um nível menor de empatia e não prezarem pelas regras de convívio social? É justamento isso que uma equipe de pesquisadores norte-americanos decidiu investigar em um pequeno estudo. Aparentemente, usar essas drogas pode ter relação a ter traços psicopáticos, mas estudos complementares são necessários.

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo sobre traços psicopáticos e uso de anabolizantes foi liderado por pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. "Este estudo está entre os primeiros a avaliar diretamente a psicopatia em usuários de AAS", afirmam os autores.

Vale explicar que, apesar de anabolizantes ou "bombas" serem os nomes mais populares, cientificamente, essas formulações recebem o nome de esteroides anabólicos androgênicos (EAA). De origem natural ou sintética, são produzidas a partir da testosterona e de seus derivados. São usadas para melhora da performance esportiva e estética, mesmo que ilícitas.

Continua após a publicidade

"Fisiculturistas com histórico anterior de uso de EAA exibiram maiores chances de [apresentarem] traços psicopáticos, comportamentos de risco sexual, problemas de raiva e problemas físicos em comparação com aqueles sem histórico prévio", afirmam os autores.

Estudo investiga ligação entre anabolizantes e psicopatia

Para entender se há uma ligação entre os anabolizantes e os traços psicopáticos, a equipe de pesquisadores recrutou, de forma anônima, 492 homens fisiculturistas. A idade variava entre 18 a 47 anos. Cada voluntário respondeu um questionário online sobre o uso de anabolizantes, traços psicológicos, estilo de vida e comportamentos.

Continua após a publicidade

A partir das respostas, os autores alegam que foi possível analisar "se os usuários de EAA eram mais propensos do que os não usuários a exibir traços psicopáticos, comportamentos de risco (como compartilhar agulhas), problemas de raiva (como entrar em brigas), problemas emocionais (como ataques de pânico e depressão), problemas cognitivos (como dificuldades de memória) e problemas físicos (como queda de cabelo)".

O método de avaliação escolhido é bastante limitado e não permite a checagem dos pontos atestados pelos usuários de anabolizantes. Dessa forma, as descobertas também são limitadas e preliminares.

É possível falar que o anabolizante é a causa da psicopatia?

Por causa dessas limitações, os pesquisadores somente concluíram que pessoas que usam anabolizantes tendem a ter mais traços psicopáticos, só que isso pode ser apenas obra do acaso. "Pesquisas futuras devem se concentrar em determinar a causalidade, especificamente se a psicopatia é um risco associado ou resultado do uso de EAA", explicam os autores.

Continua após a publicidade

Por causalidade, é preciso destacar que o estudo não estabelece a ligação entre causa e efeito. Em outras palavras, o que se comprovou foi a relação entre os dois fatores, mas não se o uso de anabolizantes pode ser a causa da psicopatia.

O que sabemos sobre os riscos do uso de anabolizantes?

Além da nova associação com a psicopatia e os anabolizantes, os cientistas levantaram uma série de outros estudos que avaliavam como este tipo de droga interagia no organismo e afetava o comportamento.

Em pesquisas anteriores, foi apontado que "alguns usuários relatam delírios de grandeza e invencibilidade, enquanto outros experimentam depressão e vários distúrbios do humor. À medida que a dosagem aumenta, os usuários de EAA podem se tornar impulsivos, mal-humorados, agressivos ou até violentos".

Continua após a publicidade

Quando se olha para o cérebro de pessoas que usam anabolizantes, também é possível identificar algumas mudanças. "Em estudos recentes de imagem, o uso de EAA foi associado ao afinamento do córtex, à diminuição da massa cinzenta e ao aumento do volume da amígdala direita", relatam os pesquisadores.

Fonte: Scientific Reports