Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alta concentração de estrogênio impacta a gravidade da covid, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Maio de 2022 às 18h30

Link copiado!

Johnstocker/Envato Elements
Johnstocker/Envato Elements

Uma equipe de cientistas britânicos investigou a relação entre terapias de reposição hormonal e o uso da pílula anticoncepcional com a gravidade da covid-19. Na pesquisa preliminar, maiores concentrações do hormônio sexual feminino foram relacionadas com menores taxas de óbito em decorrência da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, mas o composto não foi estudado como um remédio contra a infecção.

Publicado na revista científica Family Practice, o estudo que traçou paralelos entre o hormônio e a gravidade da covid-19 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Southampton e da Universidade de Oxford, ambas localizadas no Reino Unido.

Continua após a publicidade

De forma geral, mulheres em terapia de reposição hormonal apresentaram menores chances de óbito. No entanto, "mais trabalhos são necessários, em coortes maiores, para examinar a associação da COCP (pílula anticoncepcional oral combinada) contra a covid-19 e para investigar ainda mais a hipótese de que os estrogênios podem contribuir com um efeito protetor contra a gravidade do covid-19", afirmam os autores do estudo.

Apesar do estudo observacional e do resultado preliminar, o pesquisador Christopher Wilcox, um dos autores do artigo, explica que “este estudo apoia a ideia de que o estrogênio pode oferecer alguma proteção contra formas graves da covid-19”.

Diferença entre homens e mulheres com covid

De forma geral, homens tendem a ter quadros mais graves da covid-19 e, consequentemente, óbitos são mais frequentes nesse grupo. Segundo os pesquisadores britânicos, a mortalidade da doença em homens é 1,7 vezes maior do que em mulheres.

Continua após a publicidade

Mulheres mais jovens ou com níveis mais altos de estrogênio são ainda menos propensas a apresentarem complicações da infecção. É possível que a resposta para esta diferença esteja na concentração de estrogênio no corpo.

No estudo da Universidade de Oxford, a equipe analisou dados de um grupo de 1,8 milhão de mulheres com mais de 18 anos, na Inglaterra. Dentro deste grupo, foram confirmados 5,4 mil casos da covid-19. Segundo os pesquisadores, a terapia de reposição hormonal foi associada a uma redução de 78% na mortalidade por todas as causas da covid-19. Só que não foi possível estabelecer a mesma relação com a pílula anticoncepcional.

Recentemente, cientistas da Suécia e da Finlândia também observaram que os níveis do estrogênio em mulheres podem ter alguma relação com a gravidade da covid-19. Para ser mais preciso, o grupo descobriu que as mulheres mais velhas, após a menopausa, apresentavam taxas mais baixas do hormônio e eram as que mais enfrentavam casos graves da infecção pelo coronavírus.

Vale a pena tomar estrogênio?

Continua após a publicidade

Apesar das evidências, ainda não está claro para a ciência o porquê de existir esta diferença entre homens e mulheres em relação à covid-19. Diversos fatores podem estar envolvidos na equação, mas os autores britânicos apostam que a resposta pode estar na concentração do estrogênio no organismo.

No entanto, é importante lembrar que existem apenas dados observacionais que confirmam a hipótese. Em outras palavras, nenhum estudo clínico foi desenvolvido a partir do uso de estrogênio como uma possível medicação ou terapia contra a covid-19. Nesse sentido, outros fatores ainda podem ter impacto e a presença do hormônio pode ser apenas uma coincidência. Por isso, mais estudos são necessários.

Fonte: Family Practice e EurekAlert!