Adolescente descobre composto anti-câncer em cocô de passarinho
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

O cocô de ganso tem um composto anti-câncer, e quem descobriu isso foi uma adolescente dos EUA. Supervisionada por pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA), a estudante do ensino fundamental conseguiu isolar uma bactéria presente no cocô. Um composto natural produzido por essa bactéria mostrou propriedades de combate ao câncer.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como o câncer se desenvolve? Estudo já tem a resposta
- Os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil
Essa descoberta vem de um programa educacional voltada para jovens estudantes. Na ocasião, os adolescentes aprenderam como cultivar bactérias com segurança e selecionar colônias para que cientistas universitários avaliassem depois.
Nesse caso do cocô de ganso, a bactéria foi Pseudomonas idahonensis. No laboratório, os pesquisadores descobriram que essa bactéria poderia inibir mais de 90% do crescimento da bactéria gram-positiva que pode causar infecções de pele.
Produto anti-câncer
A bactéria gerou um produto natural chamado orfamida N, que nunca foi visto por cientistas antes. Conforme aponta o estudo, a orfamida N é composta de dez aminoácidos e um resíduo de ácido. Esse produto foi "citotóxico contra células de melanoma humano e câncer de ovário".
"No geral, demonstramos que é possível integrar o alcance educacional com a descoberta de produtos naturais de ponta, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento entre a universidade e a comunidade que ela atende", dizem os pesquisadores, no artigo.
O grande objetivo do programa era que os adolescentes encontrassem novos antibióticos, mas isso leva anos de testes e a taxa de falha é alta.
Para se ter uma noção, de todas as 14 amostras ambientais coletadas nesse programa, apenas uma mostrou evidências de atividade antibiótica.
As descobertas desse novo produto natural descoberto na bactéria do cocô de ganso foram publicadas na revista ACS Omega.
Leia também:
- Simulação de tratamento individual contra câncer aumenta chances de cura
- Novo exame de sangue detecta 18 tipos de câncer em fase inicial
VÍDEO | Robô Pássaro
Fonte: ACS Omega