A moda da caminhada que libera gases após as refeições
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

A caminhada traz diversos benefícios à saúde, como a redução do risco de dor lombar. Mas nesta semana, um outro — e surpreendente — efeito da atividade veio à tona e viralizou nas redes sociais: a liberação de gases após a refeição.
O vídeo que rendeu a popularidade dessa prática foi gravado pela canadense Mairlyn Smith, e alcançou mais de 300 mil visualizações no TikTok. No registro, a atriz e cozinheira revela que ela e o marido saem para caminhar depois do jantar para liberar os gases reprimidos.
A canadense passou a chamar esse hábito de "Fart walk" (que, em uma tradução livre, podemos ter algo como "caminhada do pum"). Em meio a isso, a hashtag #FartWalk ganhou força nas redes.
Conforme a atriz menciona no vídeo, o objetivo da caminhada é iniciar o processo digestivo e aliviar o inchaço e a sensação da comida "presa" no estômago.
E a caminhada não é muito longa: segundo o testemunho da canadense, dura de dez a 20 minutos. "É algo que vai te ajudar a emagrecer maravilhosamente bem", opina a internauta, no vídeo:
Mas será que caminhar depois do jantar é realmente uma boa ideia? De que maneira esse hábito pode ajudar na digestão e na liberação dos gases?
A "caminhada do pum" faz bem?
De acordo com um estudo publicado na PubMed, o exercício aeróbico realmente tem benefícios no que diz respeito à digestão. Os autores sugerem que pode ser uma opção de tratamento viável e eficaz para pacientes com constipação, por exemplo: "As análises mostraram que o exercício aeróbico teve um efeito positivo semelhante na constipação", diz a pesquisa.
Mas atenção: a literatura científica não recomenda um esforço muito intenso, já que pode causar o efeito oposto ao que se busca, culminando em sintomas de indigestão, náusea e dor abdominal.
De modo geral, a recomendação é aderir à prática de exercícios regulares para garantir um efeito positivo sobre os movimentos intestinais: caminhadas leves. E aqui vai mais uma dica: segurar gases faz mal à saúde e pode gerar dor, desconforto, inchaço, indigestão ou azia.
Fonte: PubMed, Intestinal Research, The Conversation