Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A causa do Alzheimer pode vir de dentro da boca, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2022 às 17h16

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Anteriormente, a comunidade científica chegou a relacionar a periodontite — uma infecção localizada na gengiva, que pode invadir tecidos subjacentes, como o osso da arcada dentária — ao Alzheimer. A hipótese ganha forças com um estudo publicado na Science Advances, que sugere que o patógeno Porphyromonas gingivalis pode estar por trás da doença neurológica.

Os autores conduziram experimentos com camundongos, e perceberam que a infecção oral com o patógeno levou ao aumento da produção de beta-amiloide, proteína que costuma ser associada ao Alzheimer.

“Agentes infecciosos já foram implicados no desenvolvimento e progressão da doença de Alzheimer antes, mas a evidência da causalidade não foi convincente. Agora, pela primeira vez, temos evidências sólidas conectando o patógeno e a patogênese do Alzheimer", afirmam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

A equipe também identificou enzimas tóxicas (chamadas gingipains) secretadas pelas bactérias no cérebro de pacientes com alzheimer, que se correlacionavam com dois marcadores separados da doença: a proteína tau e uma marca de proteína chamada ubiquitina.

"Nossa identificação de antígenos de gingipain nos cérebros de indivíduos com alzheimer sem diagnóstico argumenta que a infecção cerebral com P. gingivalis não é resultado de cuidados dentários inadequados após o início da demência ou uma consequência de atraso estágio inicial da doença, mas é um evento precoce que pode explicar a patologia encontrada em indivíduos de meia-idade antes do declínio cognitivo", consta no artigo.

A ideia é conduzir futuros estudos para explorar mais essa relação entre a infecção na gengiva e o Alzheimer, e como isso pode ajudar a combater a doença.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Advances via Science Alert