Enxaqueca? Conheça 5 tipos diferentes da doença

Enxaqueca? Conheça 5 tipos diferentes da doença

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 07 de Outubro de 2021 às 12h30
tataks/envato

Alguns consideram a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça, mas a verdade é que a doença provoca sintomas que vão muito além desse, com direito a náuseas, tontura e vômitos, por exemplo. Inclusive, a enxaqueca pode ser definida em vários subtipos. Com isso em mente, listamos cinco deles para você.

Enxaqueca hemiplégica

A enxaqueca chamada de hemiplégica traz, além da famosa dor de cabeça, um "bônus": fraqueza nos braços e nas pernas. Trata-se de um tipo raro de enxaqueca, em que a pessoa pode realmente ter problemas para mover um lado do corpo ou pode até mesmo ter o rosto caído, que pode ser erroneamente confundido com um derrame.

Enxaqueca vestibular

Desequilíbrio e ânsia de vômito caracterizam outro tipo raro de enxaqueca, intitulado vestibular. Quando sua cabeça latejar, você pode estar tendo uma enxaqueca vestibular. Nesse caso, os sintomas podem existir até mesmo sem a dor de cabeça. Na prática, a enxaqueca vestibular pode se manifestar com episódios de tontura ou, ainda, uma tontura contínua.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: twenty20photos/envato)

Enxaqueca retiniana

Enquanto isso, a enxaqueca retiniana é caracterizada pela breve perda de visão. Embora perder a visão devido a uma enxaqueca possa ser assustador, normalmente dura apenas cerca de 10 a 20 minutos, e o curioso é que geralmente afeta apenas um olho.

Enxaqueca aura

A enxaqueca com aura normalmente é confundida com a retiniana, mas não é a mesma coisa, uma vez que é caracterizada por uma alteração da visão que leva ao aparecimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão, que pode durar de 15 a 60 minutos, e que é seguida por uma dor de cabeça muito forte e constante.

Enxaqueca abdominal

Já a enxaqueca abdominal costuma ser acompanhada por dor de estômago, náuseas e vômitos. Esse tipo de enxaqueca é visto principalmente em crianças menores de 12 anos. As enxaquecas abdominais na infância podem trazer outras formas da doença mais tarde na vida.

Fonte: Web MD

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.