Enxaqueca? Conheça 5 tipos diferentes da doença
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Alguns consideram a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça, mas a verdade é que a doença provoca sintomas que vão muito além desse, com direito a náuseas, tontura e vômitos, por exemplo. Inclusive, a enxaqueca pode ser definida em vários subtipos. Com isso em mente, listamos cinco deles para você.
- 5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios
- Estudo mostra como o ômega 3 pode ajudar a reduzir crises de enxaqueca
- Ter enxaqueca pode te proteger do diabetes; entenda como
Enxaqueca hemiplégica
A enxaqueca chamada de hemiplégica traz, além da famosa dor de cabeça, um "bônus": fraqueza nos braços e nas pernas. Trata-se de um tipo raro de enxaqueca, em que a pessoa pode realmente ter problemas para mover um lado do corpo ou pode até mesmo ter o rosto caído, que pode ser erroneamente confundido com um derrame.
Enxaqueca vestibular
Desequilíbrio e ânsia de vômito caracterizam outro tipo raro de enxaqueca, intitulado vestibular. Quando sua cabeça latejar, você pode estar tendo uma enxaqueca vestibular. Nesse caso, os sintomas podem existir até mesmo sem a dor de cabeça. Na prática, a enxaqueca vestibular pode se manifestar com episódios de tontura ou, ainda, uma tontura contínua.
Enxaqueca retiniana
Enquanto isso, a enxaqueca retiniana é caracterizada pela breve perda de visão. Embora perder a visão devido a uma enxaqueca possa ser assustador, normalmente dura apenas cerca de 10 a 20 minutos, e o curioso é que geralmente afeta apenas um olho.
Enxaqueca aura
A enxaqueca com aura normalmente é confundida com a retiniana, mas não é a mesma coisa, uma vez que é caracterizada por uma alteração da visão que leva ao aparecimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão, que pode durar de 15 a 60 minutos, e que é seguida por uma dor de cabeça muito forte e constante.
Enxaqueca abdominal
Já a enxaqueca abdominal costuma ser acompanhada por dor de estômago, náuseas e vômitos. Esse tipo de enxaqueca é visto principalmente em crianças menores de 12 anos. As enxaquecas abdominais na infância podem trazer outras formas da doença mais tarde na vida.
Fonte: Web MD