Publicidade

5 perguntas e respostas sobre o uso da creatina

Por  | 

Compartilhe:
Luciana Zaramela/Canaltech
Luciana Zaramela/Canaltech

A creatina é um dos suplementos mais populares quando se pensa no universo fitness e da musculação. Também é consumida por idosos e pessoas vegetarianas ou veganas devido aos benefícios deste composto de três aminoácidos (arginina, glicina e metionina), que é produzido naturalmente pelo corpo. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre como usar corretamente.

Para descobrir o que faz sentido ou não na hora de usar creatina, uma equipe internacional de pesquisadores analisou inúmeros estudos científicos sobre o tema, desmistificando mitos, como a melhor hora para a suplementação ou ainda se a creatina faz efeito sem atividade física. Também analisaram se existia alguma evidência ligando o composto com a infertilidade masculina.

As conclusões da revisão foram publicadas na revista Journal of the International Society of Sports Nutrition e envolveu a participação de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5 perguntas e respostas sobre uso da creatina

Como mencionamos, a creatina é um composto produzido pelo próprio organismo em condições normais. Mais especificamente, a produção ocorre nos rins e no fígado. Além da suplementação pelo uso do produto em pó, é possível aumentar os níveis de creatina através da alimentação, o que pode ser feito com o consumo de carnes vermelhas por exemplo.

A seguir, confira 5 perguntas e respostas sobre o uso da creatina na dieta:

1. Qual o melhor horário para tomar creatina?

Existem muitas dúvidas sobre o melhor momento para tomar creatina, especialmente se isto deve ser feito antes ou depois do treino de musculação. No momento, os cientistas explicam que faltam evidências científicas justificando a ideia de um horário perfeito. "Tanto a creatina pré quanto pós-exercício parecem igualmente eficazes na promoção de ganhos mediados pelo treinamento de resistência em acréscimo de tecido magro e desempenho muscular", pontuam, no artigo.

2. Creatina faz efeito sem exercício físico?

Outra grande dúvida é entender se a creatina pode gerar efeitos positivos para o corpo mesmo naquelas pessoas que não praticam atividade física de forma regular. De fato, o impacto é melhor observado em indivíduos ativos, já que o composto facilita a produção de trifosfato de adenosina (ATP) dentro da célula e desempenha um papel importante na produção de energia.

Continua após a publicidade

No entanto, a creatina "pode fornecer alguns benefícios de desempenho muscular mesmo sem exercícios", sugerem os autores. São os casos de veganos e vegetarianos ou ainda de idosos, nos quais as concentrações dos compostos são menores que as taxas normalmente esperadas.

3. Pode tomar creatina com cafeína?

No caso de remédios, diferentes medicamentos não podem ser consumidos com alguns tipos de alimentos. Em relação à creatina, é comum ter a dúvida com a ingestão de cafeína (do café de todos os dias ou de pílulas usadas como suplementos). Neste caso, os pesquisadores informam que o consumo combinado de creatina e cafeína não tem efeitos musculares opostos conhecidos. 

4. Creatina ajuda na recuperação após lesões?

Continua após a publicidade

Há algumas associações com a creatina e indicações para pacientes que estão em recuperação de lesões e cirurgias, mas será que isso faz sentido? Hoje, os dados clínicos permanecem escassos e conflitantes sobre possíveis melhoras na recuperação, segundo os pesquisadores. Já os dados pré-clínicos apontam para benefícios. Para contornar a limitação, a equipe sugere a realização de ensaios clínicos controlados e randomizados, o que poderá finalmente tornar a suplementação um protocolo eficaz.

5. Creatina afeta a fertilidade masculina?

No campo das dúvidas, existe até o medo de que a creatina possa afetar a fertilidade masculina. Entretanto, os dados apontam para a direção contrária. "Na verdade, descobertas preliminares indicam que a exposição à creatina pode melhorar a motilidade e a velocidade do esperma humano em homens normospérmicos sob condições in vitro", afirma a equipe. Então, o uso do suplemento pode ser positivo, diferente do que muita gente pensa.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: entenda qual é a diferença entre smartwatch e smartband