Melhores playlists de músicas para concentração

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 12 de Julho de 2021 às 23h30
(Imagem: Reprodução/Burst/Pexels)

Músicas possuem aplicações muito úteis, sobretudo quando o assunto é concentração. Embora sejam associadas à diversão, elas podem se tornar grandes aliadas na hora de manter o foco. Todavia, nem todo ritmo pode levar a mente humana a esse estado. Felizmente, os principais serviços de streaming possuem não apenas faixas musicais voltadas para a concentração dos ouvintes, mas playlists completas.

Nessas listas de reprodução, os estilos musicais podem variar bastante. O destaque fica para músicas instrumentais, clássicas, jazz, batidas de hip-hop e, claro, faixas Lo-fi. Com o objetivo de facilitar a sua busca, selecionamos as melhores playlists de músicas para concentração nas plataformas mais utilizadas. Confira a seguir!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Melhores playlists de músicas para concentração

Spotify (Android l iOS l Web)

O Spotify é uma das plataformas de streaming de música mais populares do mundo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

O Spotify é repleto de playlists elaboradas pelos usuários e disponibilizadas pela própria plataforma. Selecionamos três opções oficiais, que possuem músicas ambientais, instrumentais e post-rock. No total, são mais de 300 músicas voltadas para a concentração do ouvinte.

Deezer (Android l iOS l Web)

A Deezer possui inúmeros sucessos músicais e lançamentos recentes. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

A Deezer é outro nome de peso quando o assunto é streaming de música. Embora o serviço não ofereça playlists oficiais como o seu concorrente, é possível encontrar excelentes opções criadas por usuários. Com centenas de faixas, as playlists reúnem quase 17 horas de sons relaxantes no total. Os ritmos presentes incluem Lo-fi, batidas de hip-hop, jazz, eletrônica e muito mais.

Amazon Music (Android l iOS l Web)

Embora não seja uma das melhores opções de streaming, a Amazon Music pode ser uma alternativa interessante para quem é assinante da Amazon Prime. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Mesmo que seja possível ouvir playlists oficiais na Amazon Music, as opções são bem mais limitadas do que em outros serviços. Portanto, para completar a nossa seleção, escolhemos algumas estações famosas (que funcionam como rádios, sem músicas fixas). Aqui, você pode encontrar músicas para concentração nos gêneros jazz, clássico e outros.

Apple Music (Android l iOS l Web)

A Apple Music, vale destacar, está disponível tanto para Android quanto iOS. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

A Apple Music também oferece uma boa variedade de listas de reprodução para deixar o usuário em estado de foco. Grande parte das opções são oficiais, disponibilizadas pela própria plataforma. As músicas dessa seleção se dividem em eletrônicas e clássicas.

Youtube Music (Android l iOS l Web)

O Youtube Music é uma boa pedida para pessoas que têm o costume de ouvir músicas através do Youtube e não curtem ser interrompidas por anúncios. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

O YouTube Music, assim como a plataforma de músicas da Amazon, não possui tanta variedade. Felizmente, as playlists disponíveis cumprem o que prometem. Aquelas que escolhemos incluem faixas eletrônicas, eruditas e, como de praxe, jazz. Juntas, as playlists reúnem quase 400 músicas.

Tidal (Android l iOS l Web)

O Tidal é uma excelente alternativa para quem quer sair do óbvio e encontrar músicas diferentes.

Embora o Tidal não seja tão popular quanto as plataformas de streaming citadas anteriormente, usuários do serviço têm acesso a excelentes músicas para concentração. Com uma boa dose de jazz e música clássica, as playlists a seguir podem ser a solução ideal para quem precisa manter o foco.

Conhece alguma playlist nesse estilo que não citamos? Compartilhe com outros leitores do Canaltech através dos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.