Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1ª morte confirmada no surto de meningite em SP; paciente tinha 42 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Setembro de 2022 às 14h33

Link copiado!

Threetails05/Envato
Threetails05/Envato

No momento, a cidade de São Paulo enfrenta um surto de meningite, localizado entre os bairros Vila Formosa e Aricanduva — região na zona leste. Até o momento, foram confirmados 5 casos de meningite meningocócica do tipo C, incluindo a morte de um mulher, com 42 anos. Detalhes sobre o seu estado de saúde não foram divulgados.

A prefeitura confirmou oficialmente o surto de meningite na última segunda-feira (26), segundo a TV Brasil. O atual número de casos e o fato deles estarem concentrados em uma única região da capital de SP caracteriza um surto, segundo as autoridades de saúde. Por definição, um surto ocorre quando três ou mais casos ocorrem em um mesmo grupo num intervalo de três meses.

Continua após a publicidade

Além da paciente, de 42 anos, que foi ao óbito, outros quatro casos foram confirmados, entre os dias 16 de julho a 15 de setembro, em pessoas com as seguintes idades:

  • Bebê de 2 meses;
  • Jovem de 20 anos;
  • Jovem de 21 anos;
  • Idoso de 61 anos.

Vale lembrar que a meningite é uma inflamação das meninges — as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e pode ser causada por infecções de vários microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. No caso específico da meningite C, a causa é a bactéria Neisseria meningitidis, que pode ser fatal.

O que SP tem feito para controlar o surto de meningite?

Continua após a publicidade

Para controlar o surto de meningite em SP, ações de prevenção e controle foram adotadas imediatamente pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Entre elas, estão:

  • Distribuição de medicamentos preventivos para pessoas consideradas próximas dos casos confirmados, como parentes ou habitantes da mesma casa;
  • Distribuição de doses da vacina na região do surto para pessoas de 3 meses a 64 anos. Normalmente, a vacina está disponível para crianças.

Segundo a prefeitura de SP, já foram vacinadas 7,4 mil pessoas na região contra a meningite nos últimos 15 dias.

Menos casos de meningite na capital que no ano passado

Continua após a publicidade

“Cabe esclarecer que em toda a cidade o número de casos diminuiu neste ano na comparação com 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. De janeiro até ontem (26) foram notificados 56 casos de doença meningocócica em toda a capital. Durante o mesmo período de 2019 [janeiro a setembro] foram registrados 158 casos da doença, ou seja, uma redução de 64,5% no âmbito geral”, informou a prefeitura, em comunicado.

Quais são os sintomas da meningite?

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os principais sintomas da meningite são:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Rigidez de nuca;
  • Manchas na pele (tipo picada de mosquito).
Continua após a publicidade

Em caso de suspeita de meningite, o indivíduo deve procurar imediatamente ajuda médica. "Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado", informa a Fiocruz.

Para além da meningite, o atual surto reforça a importância de vacinação. Anteriormente, a Fiocruz divulgou uma análise em que era possível observar a queda nas taxas de vacinação contra todas as doenças nos últimos anos, o que favorece a disseminação de inúmeras doenças.

Fonte: FiocruzAgência Brasil e TV Brasil