Qual é a diferença entre fungos e bactérias?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Fungos e bactérias são capazes de degradar matéria orgânica e fixar nutrientes no solo. Apesar de algumas espécies conseguirem desencadear determinadas consequências ao organismo, como uma série de doenças, os dois são importantes para a manutenção do equilíbrio da natureza. Ainda assim, é necessário entender a diferença entre cada um.
- Qual é a diferença entre vírus e bactérias?
- Fungo pode ser a principal causa de morte em pacientes com HIV
O que são fungos?
Os fungos fazem parte do Reino Fungi e agem como decompositores, ou seja, realizam a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar, causando a decomposição. Geralmente, esses seres vivos liberam enzimas sobre o alimento e depois absorvem os nutrientes de que precisam.
Alguns fungos são utilizados na culinária, na produção de vinhos e de fermento, enquanto outros se mostram fundamentais para a fabricação de medicamentos, como é o caso do Penicillium chrysogenum, usado na elaboração da penicilina.
Mas vale o alerta de que eles também podem causar infecções e doenças, quando conseguem driblar as barreiras de proteção do organismo. Isso ocorre principalmente durante períodos de queda da imunidade ou por ferimentos na pele. As infecções fúngicas são superficiais e podem ser tratadas com facilidade, mas alguns fungos podem causar lesões profundas.
Doenças causadas por fungos
- Meningite fúngica
- Histoplasmose
- Micose
- Candidíase
- Aspergilose
- Histoplasmose
O que são bactérias?
As bactérias são microrganismos naturalmente presentes no organismo e no ambiente, e podem apresentar diferentes formatos, dependendo da espécie. Além disso, esses organismos são formados por uma única célula (ou seja, são chamados de unicelulares).
Os biólogos dividem as bactérias em dois grupos: gram-positivas, que apresentam uma parede celular mais simples, e gram-negativas, que apresentam uma estrutura mais complexa. Além disso, podem ser aeróbias (dependem de oxigênio para sobreviver), anaeróbias (que apresentam dificuldade de sobreviver na presença de oxigênio) ou facultativas (podem sobreviver em ambientes com ou sem o gás).
Doenças causadas por bactérias
São várias as doenças causadas por bactérias, e algumas delas podem ser até fatais. Normalmente, essas doenças são tratadas com medicamentos chamados de antibióticos. No entanto, existem bactérias resistentes a esse tipo de remédio, característica chamada de "resistência antimicrobiana", que vem gerando preocupação nos especialistas. De qualquer forma, veja alguns exemplos de doenças causadas por esses seres vivos:
- Sífilis
- Cólera
- Hanseníase
- Tuberculose
- Difteria
- Tétano
- Coqueluche
- Pneumonia bacteriana
- Meningite
Fonte: News Medical, GD Genomics, Medline Plus