Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiocruz alerta para queda na taxa geral de vacinação no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Agosto de 2022 às 19h38

Link copiado!

Wavebreakmedia/Envato Elements
Wavebreakmedia/Envato Elements

No Brasil, as taxas de vacinação contra todas as doenças estão em queda nos últimos anos, exceto para a covid-19 e a bem-sucedida campanha de imunização durante a pandemia. No atual cenário, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) destacam, em nota, sobre o risco das "sucessivas e alarmantes quedas na cobertura vacinal".

Não é possível definir um único ponto que justifique a queda geral na taxa de vacinação entre os brasileiros, mas estão presentes inúmeras questões, como as fake news e o movimento antivacinas. Também é necessário considerar que muitas doenças ficaram no passado — por causa de amplas campanhas de vacinação — e a população "esqueceu" os riscos que essas doenças podem representar, como a poliomielite (pólio).

Continua após a publicidade

Queda na taxa geral de imunização entre brasileiros

Em 2011, a cobertura geral chegava a 85,31%, considerando as vacinas disponibilizados dentro do Calendário Nacional de Imunização do sistema Único de Saúde (SUS), segundo Datasus — um sistema do Ministério da Saúde. Desde então, os números caíram sucessivamente, como podemos observar a seguir:

  • Em 2019, a cobertura vacinal chegou a 73% da população;
  • Em 2020, o índice caiu para 67%;
  • Em 2021, a cobertura é de 59,50%.

"O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%", afirma a Fiocruz, reforçando a importância de elevar novamente os índices de vacinação no Brasil.

Continua após a publicidade

Vacinação contra pólio

Entre as quedas na taxa de vacinação, talvez, a mais preocupante seja a da pólio. Esta doença é popularmente conhecida pelo nome de paralisia infantil, já que pode impactar, de forma permanente, a mobilidade de pessoas infectadas pelo poliovírus. O risco principal é para as crianças.

Entre os anos de 1968 e 1989, o Brasil registrou quase 27 mil casos da doença, mas conseguiu controlá-la com uma abrangente campanha de vacinação e a criação do personagem Zé Gotinha — um popular personagem que representa a gota da vacina na forma oral, em gotas. Além disso, em 1994, as Américas receberam o certificado de eliminação da doença.

Continua após a publicidade

No entanto, o país pode enfrentar um possível retorno da doença, já que os índices de vacinação da pólio em crianças está em queda. Em 2021, menos de 70% do público alvo estava com as doses em dia. Para comparar, em 2015, o mesmo índice estava em 98%. Em maio deste ano, a Fiocruz já alertava para este possível risco.

Fonte: Fiocruz e Governo de SP