Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 síndromes com nomes inspirados em personagens literários

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Dezembro de 2020 às 13h00

Link copiado!

Divulgação: Walt Disney
Divulgação: Walt Disney

A literatura inspirou muitas outras obras, como peças de teatro, filmes e programas de televisão. Alguns de seus personagens, inclusive, contam com características tão peculiares e interessantes que foram um pouco além da ficção e tiveram seus nomes emprestados para batizar algumas doenças.

São diversas as síndromes que estão conectadas a personagens da literatura, apresentando as mesmas características, ou então traços fortes e semelhantes à personalidade de quem inspirou suas nomenclaturas, que ajudam a entender melhor do que tal condição se trata. Entre elas estão a Síndrome de Peter Pan, de Alice no País das Maravilhas, de Otelo, de Dorian Grey, entre outras.

Continua após a publicidade

Se você ficou curioso em conhecer algumas delas, o Canaltech preparou uma lista com 10 dessas condições baseadas em personagens da literatura. Veja quais são:

1- Síndrome de Pollyanna

O que é?

A Síndrome de Pollyanna consiste no excesso de sentimentos otimistas de uma pessoa, quando ela sempre enxerga o lado positivo de tudo, se lembrando sempre dos momentos bons mais do que dos ruins. Esses pacientes, no entanto, não necessariamente sofrem quadros de depressão ou ansiedade, que costumam afetar o senso de percepção.

Continua após a publicidade

A definição da condição aconteceu ainda em 1978, após a conclusão de que o cérebro desses pacientes tendem a processar mais os acontecimentos que são agradáveis e confortantes, o que acaba provocando uma falha na percepção do que é o contrário, no caso de algo ameaçador e desagradável.

De onde veio?

A condição foi baseada no arquétipo de Pollyanna, personagem do romance de mesmo nome de Eleanor H. Porter, que foi publicado pela primeira vez em 1913. O livro conta a história de uma garota que segue algo chamado "o jogo da felicidade", buscando estar feliz em toda e qualquer situação.

2- Síndrome de Huckleberry Finn

Continua após a publicidade

O que é?

A Síndrome de Huckleberry Finn envolve o passado de um paciente que teve a sua criação negligenciada, seja por um pai cruel ou pelo abandono da mãe. Ela consiste no que é chamado de vazio existencial, que traz a sensação de que não há sentido na vida, e também na eterna busca pela felicidade, quando a pessoa quer encontrar algo que a faça sentir completa.

Pacientes com a síndrome se encondem por trás de "máscaras", quando por fora aparentam estar felizes e bem resolvidas, conseguindo se adaptar a qualquer situação, mas por dentro estão extremamente desconfortáveis. Essas pessoas nunca tiveram uma raiz sólida, possuem autoestima muito baixa e mudam constantemente de estilo de vida, trocando de amigos e trabalho.

De onde veio?

Continua após a publicidade

O nome da síndrome é baseado no livro As Aventuras de Huckleberry Finn, publicado em 1884 por Mark Twain, que conta a história da dupla de amigos Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Huck teve uma infância infeliz, nunca conheceu a sua mãe e o seu pai não ligava muito para ele, fazendo com que ele sofresse pelo sentimento de rejeição. Como consequência, esses problemas resultaram no desenvolvimento de uma pessoa que fugia de toda e qualquer obrigação.

3- Síndrome de Cinderella

O que é?

Continua após a publicidade

A Síndrome ou Complexo de Cinderella é uma condição psicológica em que a mulher sente um certo medo de conquistar a independência, e isso é causado após uma infância condicionada a ser dependente de outras pessoas, principalmente homens, seja pela segurança física ou emocional. Pacientes com a síndrome costumam parar de evoluir pessoalmente, deixam de tomar decisões e não pensam na sua própria individualidade.

De onde veio?

O nome da condição veio da clássica história de 1697, adaptada pela Disney, que tem como protagonista a personagem Cinderella, uma jovem que vive com a madrasta e suas irmãs maldosas, e está sempre fazendo trabalhos domésticos. A sua vida muda para melhor apenas quando ela conhece um príncipe em um baile, como se somente a interferência masculina pudesse ser capaz de melhorar a situação da garota.

4- Síndrome de Rapunzel

Continua após a publicidade

O que é?

A Síndrome de Rapunzel é uma consequência de uma condição médica extremamente rara em que a pessoa não consegue parar de arrancar o próprio cabelo e pelos, chamada de tricofagia. No caso, além de arrancar, ela tem a necessidade de também engolir os fios.

Como consequência dessa ingestão, o paciente acaba acumulando fios de cabelo no sistema digestivo, que geralmente precisam ser removidos com cirurgia. Entre os sintomas de que o organismo está acumulando muito cabelo estão dores abdominais, vômitos, constipação, perda de peso e diarreia. Em casos ainda mais raros há a obstrução de algum órgão.

De onde veio?

Continua após a publicidade

A síndrome é baseada, claro, na personagem do conto de fadas Rapunzel, que vive presa dentro de uma torre e tem longos cabelos, que são usados para que um príncipe suba e a resgate.

5- Síndrome de Peter Pan

O que é?

A Síndrome de Peter Pan existe quando uma pessoa se recusa a crescer, se tornando um adulto livre de responsabilidade emocional e financeira durante a fase adulta, e pode atingir diferentes culturas, independente de gêneros, afetando principalmente os homens. Profissionais da psicologia ainda não consideram a condição como mental, mas tem um grande impacto na qualidade de vida, uma vez que a pessoa costuma negligenciar algumas atividades adultas, deixa outras pessoas tomarem decisões por elas, apresentando características narcisistas, entre outras.

Continua após a publicidade

De onde veio?

O nome da síndrome veio do personagem Peter Pan, que foi levado por fadas à Terra do Nunca, onde não precisa crescer pois não tem deveres e está sempre se divertindo. A história foi lançada como uma peça e também como um romance, tendo sido também adaptada ao cinema.

6- Síndrome de Lady Windermere

O que é?

Continua após a publicidade

A Síndrome de Lady Windermere é uma infecção pulmonar bacteriana que afeta, principalmente, mulheres com mais de 50 anos ou crianças com menos de quatro anos, e pessoas com deficiência de imunidade. A doença é provocada pelas bactérias Mycobacterium avium e Mycobacterium intracellulare, que estão presentes em matéria orgânica, no solo, água doce ou salgada e em animais, podendo entrar no organismo através da ingestão ou inalação.

Entre os sintomas estão tosse persistente, catarro em excesso, dificuldade na respiração, fadiga, perda de peso e ruídos no pulmão. O tratamento da doença é feito com a administração de antibióticos.

De onde veio?

O nome da doença foi baseado no livro de comédia O Leque de Lady Windermere, de Oscar Wilde, publicado em 1893 pela primeira vez. A protagonista constantemente contia a tosse e a expectoração por questões sociais, mas nunca chegou a mostrar ter uma doença por conta disso.

Continua após a publicidade

7- Síndrome de Otelo

O que é?

A Síndrome de Otelo, conhecida também como ciúme patológico, é um distúrbio psicológico em que a pessoa acredita que seu parceiro está sendo infiel constantemente, mesmo sem ter provas, fazendo com que ela tenha comportamentos perigosos. A condição pode ser identificada quando há muito interrogatório sobre contatos telefônicos ou por mensagem, acusações frequentes de traição, controle da individualidade, entre outras questões.

De onde veio?

A síndrome recebeu esse nome com base na obra Otelo, o Mouro de Veneza de Shakespeare, de 1603, que conta a história de um homem que mata a sua esposa, Desdêmona, acreditando que ela vem sendo infiel, sentindo um ciúme obsessivo e doentio.

8- Síndrome do Mogli

O que é?

Pessoas com Síndrome do Mogli, geralmente crianças, são pessoas que tiveram cuidados negligenciados de adultos e que também sofreram abusos, e que acabam encontrando o conforto na companhia de cachorros, ou até lobos. Com isso, elas acabam se adaptando ao modo de andar e comer dos animais e, quando resgatadas, precisam reaprender a se comportar como um ser humano, como andar sobre os dois pés.

De onde veio?

A síndrome recebeu esse nome por se assemelhar com o que aconteceu com o personagem Mogli, criado em 1894 para a publicação O Livro da Selva, que cresceu na floresta e foi criado por lobos. A história chegou a virar animação da Disney.

9- Síndrome de Dorian Gray

O que é?

Pacientes com a Síndrome de Dorian Grey são extremamente preocupados com a própria aparência, o que é chamado de dismorfofobia, e que sentem dificuldade em aceitar o processo natural de envelhecimento. Essas pessoas acabam encontrando o conforto em procedimentos cosméticos e médicos em excesso.

De onde veio?

A Síndrome de Dorian Grey também é baseada em uma obra de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Grey, de 1890, que conta a história de um jovem que vende a sua alma para que um retrato seu, em vez de ele mesmo, envelheça em seu lugar enquanto ele continua jovem.

10- Síndrome de Alice no País das Maravilhas

O que é?

A Síndrome de Alice no País das Maravilhas, ou simplesmente Síndrome de Todd, é um distúrbio neurológico que afeta a percepção visual humana. Os sintomas consistem em enxergar distorções, perder a noção do tempo e da velocidade, geralmente associadas com fortes enxaquecas ou ainda o uso de drogas psicoativas, podendo ainda ser um sinal de contaminação pelo vírus Epstein-Barr.

O tratamento da condição é feito com medicamentos e mudanças na dieta, mas casos crônicos não são tratáveis e podem passar com o tempo caso as recomendações sugeridas por profissionais sejam cumpridas.

De onde veio?

A síndrome, como o próprio nome diz, está relacionada à obra de Lewis Carrol, publicada pela primeira vez em 1865, contando a história de uma garota que, após seguir um coelho branco, vai parar no País das Maravilhas, onde encontra muitas coisas absurdas e impossíveis, com muita psicodelia envolvida.

Com informações de: Wikipedia, Exploring your Mind, Health Grades, The Conversation, Healthline