Publicidade

1 milhão de de doses! Lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil na quinta (29)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Abril de 2021 às 15h37

Link copiado!

Daniel Schludi/Unsplash
Daniel Schludi/Unsplash

Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Saúde anunciou que o primeiro lote da vacina contra COVID-19 da Pfizer/BioNTech chega ao Brasil na próxima quinta (29), às 19h, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ao todo, a carga traz 1 milhão de doses, que foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já concedeu para a Pfizer o registro para uso definitivo. Com isso, a ideia é que a vacina seja aplicada em pessoas a partir de 16 anos de idade, por meio de duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A remessa destinada a chegar na quinta-feira integra o acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. 

Vale acrescentar que as doses chegam ao país armazenadas em caixas a uma temperatura de -70 °C, sob a previsão de que a distribuição para as 27 capitais do País inicie entre sexta-feira (30/4) e sábado (1°/5). A quantidade de doses será dividida igualmente para todas.

Continua após a publicidade

Considerando as logísticas de armazenamento, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos estados e Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). Uma semana depois, as Unidades Federativas receberão os lotes para segunda dose (500 mil), respeitando o intervalo de aplicação entre uma dose e outra.

Tendo isso em mente, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fiquem restrita às capitais. E caso você more em uma das capitais brasileiras e esteja em algum dos grupos prioritários, já pode realizar o pré-cadastro. O Canaltech já ensinou como fazê-lo nas capitais brasileiras.

Fonte: Ministério da Saúde