Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pfizer começa a testar em humanos medicamento para tratar a COVID-19

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Março de 2021 às 20h20

Link copiado!

Danilo Alvesd/Unsplash
Danilo Alvesd/Unsplash

A Pfizer anunciou o início dos testes em humanos de uma nova pílula para o tratamento do coronavírus, que pode ser usada assim que o paciente começar a sentir os primeiros sintomas. Caso os resultados do experimento sejam positivos, a medicação pode ser prescrita ainda no começo da infecção para bloquear a replicação viral, antes mesmo que um caso avance e se torne grave.

O medicamento atua no organismo se conectando a uma enzima chatada protease, impedindo então a replicação do coronavírus. Pílulas com a protease já são usadas para tratar outras doenças provocadas por vírus, como a hepatite C e o HIV. Mikael Dolsten, diretor-chefe científico da Pfizer, revela que não foram observados problemas inesperados no estudo, até então.

Continua após a publicidade

Este já é o segundo medicamento testado em humanos pela Pfizer para o tratamento da COVID-19, sendo o primeiro administrado de forma intravenosa em pacientes já hospitalizados. Se os testes iniciais trouxerem respostas positivas, a farmacêutica vai dar início aos testes das fases 2 e 3 ainda no segundo trimestre deste ano, e possivelmente fazendo um pedido de uso emergencial a FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador norte-americano.

Enquanto o medicamento é testado com pessoas que ainda estão na fase inicial da doença, a Pfizer pensa ainda em descobrir se o remédio consegue proteger pessoas saudáveis que foram expostas ao coronavírus, como aqueles que convivem com aqueles que se infectaram. Sob o nome PF-07321332, o remédio deve ser ingerido duas vezes ao dia por cinco dias seguidos.

Fonte: Bloomberg