Publicidade

Twitter vai esconder manchetes de notícias compartilhadas na rede

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O X (ex-Twitter) não vai mais exibir manchetes de links de notícias, confirmou Elon Musk. A medida seria para diminuir o tráfego para fora do Twitter e poupar espaço de tela no feed a fim de exibir ainda mais posts simultaneamente.

Sem manchetes no Twitter

A alteração deve entrar em vigor em breve e seria aplicada aos links de artigos publicados no Twitter: ao inserir um link de notícia na plataforma, a prévia exibiria apenas uma imagem e o endereço web em questão, sem a manchete do artigo abaixo como acontece atualmente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além de poupar espaço da tela, a mudança também interferiria no fluxo de usuários para fora do X. A manchete teria que ser digitada manualmente pelo perfil responsável pela publicação, em vez de ser puxada automaticamente no anexo.

Inicialmente, a novidade havia sido divulgada em vazamento, mas Elon Musk confirmou o rumor numa resposta publicada no Twitter.

"Isso [a ordem] vem direto de mim. Vai melhorar a estética significativamente", disse no tuíte. Segundo ele, a alteração vai "melhorar a estética" da plataforma. Porém, como consequência, favorece a rede ao reduzir o impacto do compartilhamento de notícias na plataforma.

Elon Musk e a briga com a imprensa

Musk briga com a imprensa há bastante tempo, e a medida poderia ser mais uma retaliação do bilionário contra veículos tradicionais. Recentemente, usuários se queixaram que o X estava tornando o carregamento de sites rivais e alguns veículos de notícia mais lentos, talvez numa medida proposital para diminuir o engajamento.

A retirada das manchetes da prévia de notícias seria uma medida com consequência semelhante.

Elon Musk quer notícias direto no X

Continua após a publicidade

Numa outra publicação, Elon Musk encorajou que jornalistas publicassem conteúdo direto no X.

"Se você é um jornalista que quer mais liberdade para escrever e maiores ganhos, então deveria publicar direto nesta plataforma", pontuou.

Ele não disse como o jornalista ganharia dinheiro no X, mas provavelmente se refere ao modelo de monetização implementado recentemente. Desde 31 de julho, usuários assinantes do X Premium (ex-Twitter Blue) podem ter parte da receita gerada por publicidade.

Continua após a publicidade

Fonte: Fortune